sábado, 2 de julho de 2016

PRESIDENTE DAS FILIPINAS DESAFIA O POVO A MATAR TOXICODEPENDENTES


 
O novo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte
Rodrigo Duterte, o polémico novo presidente das Filipinas, já tomou posse no cargo. E, numa das suas primeiras declarações, incita os filipinos a matar os toxicodependentes.
O advogado de 71 anos ganhou as eleições com um discurso polémico, assente na ideia de uma verdadeira guerra contra o crime que levou a polícia filipina a abater mais de 20 traficantes em duas semanas.
No dia em que tomou posse no cargo, nesta quinta-feira, 30 de Junho, Duterte manteve a tónica na luta contra os traficantes, mas também desafiou os filipinos a matarem os toxicodependentes.
“Se sabem de algum viciado, vão em frente e matem-no vocês mesmos, já que ter os seus pais a fazê-lo seria muito doloroso”, disse Duterte em declarações divulgadas pelo jornal inglês The Guardian.
O governante já tinha desafiado o povo, noutra ocasião, a matar traficantes prometendo-lhes “uma medalha”.
“Estes filhos de meretriz estão a destruir as nossas crianças. Aviso-vos, não se metam nisso, mesmo que sejam polícias, porque vou matá-los mesmo”, diz agora Duterte que tem insinuado que há agentes da autoridade envolvidos no tráfico de droga.
O seu discurso no palácio presidencial assentou ainda na luta contra a corrupção no governo e contra a criminalidade nas ruas.
Ex-presidente de Câmara de Davao durante duas décadas e defensor da pena de morte, em especial por enforcamento, há rumores de que Duterte esteja ligado aos esquadrões de morte de vigilantes que mataram mais de mil pessoas naquela cidade filipina.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário