sábado, 2 de julho de 2016

PRIMEIRA MORTE NUM AUTÓNOMO TESLA (CONDUTOR ESTAVA A VER HARRY POTTER)


 
Tesla Model S P85D
Tesla Model S P85D
Um condutor morreu num acidente a bordo de um Model S, carro autónomo da Tesla, enquanto circulava com a viatura em piloto automático.
Depois de ter enfrentado várias acusações de acidentes causados pelo modo de piloto automático, aTesla vê-se agora envolvida num caso bem mais complicado.
Um condutor, que seguia num Model S, morreu enquanto o automóvel circulava de forma autónoma, sendo o primeiro acidente deste género que causou a morte de uma pessoa.
Em comunicado, a empresa já admitiu o sucedido, adiantando que as causas do acidente ainda estão a ser investigadas.
O acidente ocorreu quando um camião se terá atravessado perpendicularmente na estrada onde seguia o carro autónomo.
De acordo com a Tesla, nem o piloto automático nem o condutor detetaram a lateral branca do atrelado do camião, fator conjugado com o céu que estava bastante luminoso.
Como o sistema não conseguiu detetar o obstáculo, não conseguiu travar a tempo, enfiando-se debaixo do atrelado e fazendo com que parte do pára-brisas sofresse a totalidade da força do impacto.
No momento da colisão, o condutor do autónomo Tesla estaria a assistir a um filme da série Harry Potter, disse à AP Frank Baressi, o motorista do camião envolvido na colisão.
Segundo Baressi, “o outro carro ia tão depressa que se enfaixou no meu trailer e eu nem o vi”.
“Na altura do acidente o condutor estava a ver um filme no écran de TV do Tesla. Ainda estava a dar, quando ele morreu”contou Baressi.
“Pelo que ouvi, era um Harry Potter”, disse o motorista, de 62 anos.
Esta quinta-feira, Elon Musk, o fundador da empresa, usou a sua conta no Twitter para “apresentar condolências por esta tragédia”.
Esta é uma situação idêntica à que recentemente também deu bastante que falar, quando um dos carros autónomos não detetou a traseira de um camião com carga suspensa, chocando contra ele.
A diferença para este acidente é que aconteceu durante uma manobra de estacionamento a baixa velocidade, não havendo consequências graves.
A Tesla faz questão de referir que esta é a primeira fatalidade em mais de 130 milhões de milhaspercorridas em modo de piloto automático, número estatisticamente inferior à das vítimas em veículos com condutores humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário