sexta-feira, 1 de julho de 2016

Quase 29 crianças e adolescentes são assassinados por dia no Brasil

Quase 29 crianças ou adolescentes são assassinados por dia no Brasil, de acordo com um relatório divulgado, que mostra um aumento de 476% neste tipo de mortes em 23 anos.
O "Relatório Violência Letal Contra as Crianças e Adolescentes do Brasil", elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, mostra que em 2013, último ano em análise, 10.520 crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio.
O estudo revela também que armas de fogo estiveram presentes em 78,2% dos homicídios de crianças e adolescentes de até 17 anos.
Os assassinatos têm um crescimento acentuado na entrada da adolescência, aos 12 anos, quando representam 6,7% do total de mortes, e alcançam o pico aos 17 anos, quando atingem a marca de 48,2% da mortalidade.
Segundo os dados recolhidos pelo autor do estudo, Julio Jacobo Waiselfisz, crianças e adolescentes negros são vítimas de homicídio 178% mais do que brancos, tendo em conta o tamanho das respetivas populações.
O Brasil ocupa o 3.º lugar em homicídios de crianças e adolescentes no contexto de 85 países do mundo analisados, ficando atrás apenas do México e de El Salvador.
O relatório mostra ainda que, diariamente, quase duas crianças e adolescentes de até 18 anos cometeram suicídio em 2013.
Apesar de o Brasil ocupar a 43.ª posição entre os países com mais suicídios, o número tem vindo a aumentar, sendo que os municípios com mais mortalidade suicida são locais com fortes comunidades indígenas.
Enquanto houve um aumento de homicídios, mortes em acidentes de transporte e suicídios, as causas naturais como motivo de morte entre crianças e adolescentes diminuíram 78,5% em 23 anos, para 83,4 em 2013.
Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário