quinta-feira, 11 de agosto de 2016

360º - Como a Madeira renasce das cinzas e como e ser bombeiro em Portugal

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Renascer das cinzas. É um lugar comum dizê-lo, mas é para o que parecem estar de facto prontas as vítimas do fogo no Funchal. O João Pedro Pincha, repórter do Observador, foi ao encontro de gente de olhos vermelhos -- pelo fumo, pelo choro e por ainda não terem dormido --, refugiados num quartel militar, mas disposta a começar tudo outra vez, como há 16 anos depois das enxurradas.

No Madeira, o balanço possível é este: três mortos e mil desalojados, mais 1.500 casas e hóteis ardidosMarcelo foi ao Funchal dar apoio e prometer apoios que hoje Costa discutirá com Miguel Albuquerque. O presidente do governo regional vai pedirum parecer sobre uso de meios aéreos. Mas o incêndio na ilha era inevitável, diz um especialista.

No continente, a situação neste momento é de 12 grandes incêndios em curso, que preocupam devido ao vento, mesmo com as ajudas internacionais ativadas e o apoio de Itália, Rússia e Marrocos. A região de Aveiro é a que inspira maiores cuidados, com casas em risco.

Além das vítimas, os bombeiros são os novos heróis nacionais. No auge da tragédia anual dos incêndios, o seu papel é determinante. Mas só 7% da sua atividade passa por apagar fogos. Há 30 mil em Portugal, mais de 90% são voluntários e destes só alguns recebem por isso: 1,75 euros à hora. Aos profissionais paga-se 500 euros por mês. É assim ser bombeiro em Portugal.

Porque arde o País é tema dos artigos de opinião de Rui RamosJosé Manuel Fernandes e Helena Matos.

Outras notícias da manhãna Turquia, Endorgan prometeu continuar com as purgas, mesmo que despeça 200 mil funcionários; nos EUA, um homem escalou a Trump Tower com ventosas só para cumprimentar o candidato presidencial republicano (que disse que Obama era o fundador do Estado Islâmico); e por cá os lesados do BES têm uma nova reunião com o ministério das Finanças.


Informação relevante
Os incêndios e as suas tragédias deitaram alguma água na fervura do GalpgateO Parlamento vai para já discutir os fogos e a forma de os minimizar e deixar para setembro a questão das viagens pagas pela Galp a governantes e deputados para irem ver jogos do Europeu de futebol a França.

Mesmo assim a polémica mantém-seo Bloco questiona a "promiscuidade" dos autarcas da CDU e do PS que aceitaram "presentes" da Galp no Euro 2016. Já o presidente da bancada social democrata, Luís Montenegro, que justificou ter ido à bola como "trabalho político", desdobrou-se em explicações eaproveitou para mandar recados para o interior do partido.

Boas notícias do lado do emprego. A taxa de desemprego no segundo trimestre deste ano foi de 10,8%, a mais baixa desde o início de 2011. Ou seja, recuou para níveis pré-troika. Mas o número de pessoas com emprego é agora menor do que então.

Más notícias para o lado do défice. A dívida pública terá atingido 131,6% do PIB com base em estimativas da UTAO. Número que representa, em termos absolutos, o endividamento mais elevado de sempre — 240,1 mil milhões de euros. E a venda do Novo Banco e a recapitalização da Caixa são um risco elevado para o cumprimento das metas.
Ora a Caixa não está a respirar saúde financeira. O banco público registou um prejuízo de 205,2 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, quando teve lucros de 47,1 milhões no mesmo período do ano passado. Culpa do efeito Brexit e (exatamente) da dívida pública. A soma de prejuízos dos cinco maiores bancos nacionais foi de 463 milhões.

E as contas da banca europeia não ajudam. O Deutsche Bank, o maior banco alemão, teria uma insuficiência de capital de 19 mil milhões de euros caso houvesse uma nova crise financeira, segundo um estudo do instituto alemão ZEW.

Vem aí uma nova Liga dos Campeões, uma Superliga dos Campeões? A UEFA tem previsto um novo formato para as competições europeias que pode entrar em vigor já em 2018. O novo modelo quer dar mais espaço às grandes equipas que, mesmo que tenham ficado de fora, possam participar na liga milionária.

Por falar em futebol, o histórico jornal 'A Bola' estará à venda. E o principal interessado pode ser a Sport TV.

Um relatório do The Washington Institute de Política para o Próximo Oriente mostra que o Estado Islâmico está a educar uma nova geração para a jihadTreinam decapitações em bonecas, ensinam a montar armas na escola, e até a matemática, a música e a poesia servem para doutrinar para o terror.



Alexis Santos conseguiu o melhor resultado de sempre para a natação portuguesa nuns Jogos Olímpicos, com o seu 12º lugar nos 200 metros estilos. No contrarrelógio, Nélson Oliveira foi 7º. Foi assim o quinto dia de jogos, que mostrou mais uma estrela na ginástica (agora masculina) e o poder da equipa americana de basquetebol. O melhor é ver as fotos.

No futebol olímpico, Portugal vai defrontar a Alemanha nos quartos de final, depois de ter empatado com a Argélia (1-1) com a qualificação já garantida e uma equipa que é uma manta, curta, curtinha. Uma das figuras da seleção de Rui Jorge é Gonçalo Paciência, filho de Domingos. O Hugo Tavares da Silva, o enviado do Observador ao Rio, falou com o goleador que se acha parecido a Ibrahimovic.

Nas Honduras há um rapaz que é a grande esperança do futebol do paísChama-se Alberto Elis, comparam-no a David Suazo mas ele gosta é de Eto'o e Drogba. O Hugo também foi ouvir a sua história.

E agora, já a frio, como se sente Telma de bronze ao peito? Em entrevista ao Observador no Rio, a judoca conta como se inspirou em Van Damme e sublinha o facto de "a coragem ter vencido o receio" que sentia.


Notícias surpreendentes
No cinema, hoje estreia "A Lenda do Dragão". Uma modesta fantasia da Disney datada de 1977, sobre a amizade entre um menino e um dragão, agora revista e transformada numa das boas surpresas deste verão. Mas há outras opções.

Osamu Tezuka, o ilustrador japonês de banda desenhada, conhecido por "padrinho do anime" ou "Walt Disney do Japão", vai ter finalmente a sua biografia original traduzida para inglês.

Outro tipo de livros, também bem ilustrados, mas para crianças. São 8 sugestões de livros de atividades(potencialmente) perfeitos para entreter os miúdos nestas férias.

Às vezes o impulso juvenil para fazer uma tatuagem corre mal. As tatuagens bem feitas, é preciso sabê-lo, custam caro e exigem profissionais. Mas para quem se arrepende, há soluções.

Mais um teste para o seu verão. Imagine que está trancado num quarto com um louco a fazer-lhe perguntas. Se recusar responder a pelo menos uma delas, o mais certo é ser morto. O que responderia a estas questões? Algumas são difíceis,
digo já.

Temos mais passatempos para as suas férias.
E seleccionámos os nossos melhores especiais para ler neste verão.


Mas no Observador o verão e as férias não interrompem o fluxo de notícias. Passe por cá para se manter a par de toda atualidade e para encontrar as histórias que valem a pena


Um bom dia, feliz e produtivo 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário