quinta-feira, 11 de agosto de 2016

MINEIROS ENCONTRAM MÚMIA DE MONSTRINHO MISTERIOSO NA SIBÉRIA


 
O misterioso monstrinho mumificado encontrado na Sibéria
Um novo tipo de dinossauro? Um predador antepassado dos glutões? Mineiros siberianos encontraram uma múmia de um pequeno animal, e os cientistas não fazem ideia do que é.
A pequena criatura foi encontrada nas minas de diamantes de Udachny, na região da Yakutia, na Sibéria, e os mineiros responsáveis pela descoberta não têm dúvidas: é um novo tipo de dinossauro.
A comunidade científica, no entanto, não está assim tão certa disso, e pretende estudar o minúsculo monstro mais de perto.
Alguns dos especialistas que já tiveram oportunidade de analisar a múmia pensam que poderá tratar-se de um primo do glutão, ou carcajú, um mamífero carnívoro semelhante a um pequeno urso – ou seja, o famoso “wolverine” que dá nome ao ainda mais famoso personagem da BD.
Outros cientistas consideram que poderá tratar-se de um antepassado da zibelina, ou de um parente da marta, um mustelídeo muito comum na Sibéria.
A maior parte dos especialistas consideram que os dentes (com molares e caninos), o osso zigomático e a forma das patas apontam claramente para um mamífero – nunca um dinossauro.
Mas para já, ninguém sabe ao certo o que é o pequeno monstrinho.
A criaturinha vai agora ser enviada para a capital siberiana, Yakutsk, onde será preservada e estudada.
Os dentes molares e caninos, o osso zigomático e a forma das patas apontam claramente para um mamífero
Os dentes molares e caninos, o osso zigomático e a forma das patas apontam claramente para um mamífero
Segundo o Siberian Times, a criatura foi encontrada encontrada numa região rica em diamantes, em Udachny, na Yakútia, em areias que datam da era Mesozóica – entre 252 e 66 milhões de anos atrás.
Udachny, que significa literalmente sortuda, é uma cidade mineira com um clima sub-ártico extremo, erigida nas proximidades das minas de diamantes de Udachnaya, descobertas em 1955.
A cidade ficou famosa em 2014, quando um grupo de mineiros descobriu uma rocha vermelha e verde com mais de 30 mil diamantes cravados – uma concentração mais de um milhão de vezes superior à que se encontra na natureza.
A Yakútia, ou República Sakha, a maior divisão federal da Federação da Rússia, com inúmeros recursos naturais, é um dos territórios mais misteriosos da Sibéria. É a terra natal de um fenómeno único chamado “xamanismo yakute”.
extracção de diamantes a partir de crateras de meteoros tem-se revelado uma inesgotável fonte de riqueza para a Rússia.
E também uma fonte inesgotável de descobertas arqueológicas notáveis.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário