As Festas em honra de Nossa Senhora do Carmo estão a chegar.
Entre os dias 16 e 22 deste mês, a animação e variadíssimas atividades acontecerão no centro de Portomar, fazendo destas Festas um ponto de encontro, sempre bem acompanhado por alguém.
Jornal Mira Online conversou com Cristina Jorge e Isabel Roça sobre estas Festas. Elas fazem parte dos 19 elementos nomeados para fazerem parte da Comissão de Festas deste ano e deram a conhecer um pouco do muito que será esta atividade de sete dias.
Antes do mais, elas falaram do percurso percorrido até chegarem às Festas propriamente ditas. Os "Sabores da Matança", a "Noite de Fados", o "Festival das Sopas" e, por último, o "Porco no Espeto" fizeram parte do cardápio  de atividades efetuadas no sentido de arrecadar o suficiente para que estes dias que agora estão a chegar, fossem possíveis.
Mas, falando da Festa em si, havendo muito por onde pegar (o Jornal Mira Online irá dando os destaques diariamente), é fundamental destacar a presença de excelentes grupos de bailes, tais como os Hi-Fi, a banda Malho, os FAX, os TV 5 ou os Wave, dentre outros destaques, e DJ´s renomados que animarão a todos com suas músicas e mixagens.
Mas, se estas Festas tiveram o início da sua preparação "há um ano atrás, quando a Comissão foi nomeada", é importante dizer que desde a primeira hora, houve sempre o cuidado de implantarem-se novidades neste acontecimento! Uma das boas novas de destaque será a divulgação feita em multimédia, de empresas patrocinadoras, no palco onde acontecerão as atuações artísticas.
A segunda novidade será a inclusão de três dias dedicados aos patrocinadores. A saber: Dia 19, Quitérios; Dia 20, Alvo Spot e, finalmente, Dia 21, Hominis.
E, finalmente, aquela que deverá ser a novidade mais saborosa: Haverá um restaurante com capacidade para 80 a 100 pessoas, que confeccionará 4 pratos diários: Grelhada Mista, Espetada de Lulas, Bacalhau a Lagareiro e Espetada de Porco Preto, para além de um prato confeccionado por um chef conhecido por todos: Fernando Heleno, Hugo Pereira, Joaquim Queimado e Paulo Paiva (Seven).
Não há dúvidas: Portomar tem mais do que motivos para acolher cada vez mais pessoas nestes dias de Festas! Com tantas ofertas artísticas e desportivas e tantas novidades todos os dias, fica a certeza de que Cristina Jorge, Isabel Roça e todos os outros elementos da Comissão terão muito trabalho, mas a recompensa será ter a casa cheia e a alegria estampada nos rostos dos visitantes. É para isso que eles trabalham arduamente!
Para o final desta entrevista ficaram os agradecimentos da Comissão. Ambas assumiram que, sem as intervenções do Grupo Folclórico de Portomar e do Clube Domus Nostra, para além da cedência do espaço por parte de José Colaço, Carlos Bento e "Zé Tila" e o apoio "inexcedível e indispensável" da Câmara Municipal de Mira e da Junta de Freguesia de Mira, toda esta monstruosa organização não poderia ocorrer da melhor forma possível.
Resta, então, desejar que nesta, e em todas as festas do Concelho que ainda estão ou irão acontecer, tudo corra pelo melhor, na mais perfeita ordem e calma. Certamente que os residentes no Concelho, os imigrantes ou os visitantes, terão oportunidade de se divertirem e confraternizarem, como nos bons velhos tempos.
Esta é uma época festiva, de calor e energia. Férias para muitos... Esta é a altura de dançar, cantar, comer, beber, sorrir, abraçar! É que as tristezas e as dificuldades do dia-a-dia fazem parte da vida, mas nem só delas temos de viver! Há momentos, como este, em que devemos dar asas à imaginação e aproveitar cada bom momento. Estes é que são os importantes, realmente, pois... é tudo o que levamos deste mundo!
Francisco Ferra