sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Visitas à Rota dos Moinhos quase triplicaram num ano


Nos primeiros sete meses do ano de 2016, a Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha recebeu 1512 visitas, quase o triplo do valor registado em igual período de ano passado – 554 visitantes. No início do mês de julho, o número de pessoas que visitou os noves núcleos da Rota, através dos Serviços de Turismo da Câmara Municipal, ultrapassou o número total de 2015, ou seja, 908 visitantes.

Para Delfim Bismarck, Vereador da Cultura e do Turismo, o aumento do número de pessoas a visitar a Rota Albergariense é “motivo de satisfação” e considera que a tendência de subida irá manter-se. “A Rota dos Moinhos é divulgada por quem cá vem, o que acaba por chamar mais pessoas“, explica. Por outro lado, o autarca salienta que a quantidade e a diversidade das atividades desenvolvidas nos moinhos – pedagógicas, gastronómicas, desportivas, entre outras – também contribuem para a maior afluência.

Não obstante ser possível visitar os moinhos a título individual, com marcação prévia, os grupos organizados totalizam cerca de 95 por cento das visitas. Na maioria dos casos, são estabelecimentos de ensino, IPSS e outras instituições de ocupação de tempos livres. Nos primeiros sete meses do ano, 65 por cento dos visitantes foram crianças e jovens.

A Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha é um projeto turístico e de promoção do património que visa salvaguardar uma forte marca identitária do Concelho, permitindo aos visitantes conhecer melhor o território, as suas gentes, História e tradições. Atualmente, a Rota é composta por nove núcleos de moinhos: Moinho do Maia (Fial -Alquerubim); Moinho do Ti Miguel e Moinho da Cova do Fontão (Fontão – Angeja); Moinhos do Regatinho (Vilarinho de São Roque – Ribeira de Fráguas); Moinhos da Quinta da Ribeira e Moinho de Baixo (Ribeira de Fráguas); Moinho do Chão do Ribeiro (Mouquim – Valmaior); Moinho de Porto de Riba (Soutelo – Branca); e Moinhos da Freirôa (Albergaria-a-Velha). Num futuro próximo está prevista a adesão de mais núcleos à Rota.


Para mais informações e marcação de visitas, os interessados podem contactar o Serviço de Turismo da Câmara Municipal através dos números 234 529 300, 234 529 751 ou do endereço turismo@cm-albergaria.pt. Podem ainda visitar o portal www.rotadosmoinhos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário