segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Hora de Fecho: Guterres vence quinta votação na ONU

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ANTÓNIO GUTERRES 
Guterres teve 12 votos a favor, dois contra e um sem opinião, entre os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU.
Ministério das Finanças avança que o défice orçamental até ao mês de agosto estará 81 milhões de euros abaixo do que se verificava no ano passado. Receita fiscal terá estabilizado.
Os técnicos independentes dizem que o desvio no défice no primeiro semestre vai criar dificuldades ao Governo na segunda metade do ano, e enumera pressões orçamentais que podem colocar meta em risco.
Devia ser o cargo mais incorruptível do mundo, o garante da paz, mas o caminho para chegar a secretário-geral da ONU é tudo menos pacífico: tweets falsos, emails atacados e campanhas de bastidores.
A NASA prometeu um anúncio sobre "atividade surpreendente" na lua Europa, em Júpiter. Pode haver um oceano salgado debaixo da superfície. E outro, semelhante ao Mar Morto, em Plutão.
O Governo vai regulamentar a atividade de plataformas eletrónicas como a Uber até ao final do ano. Carros vão estar identificados, têm de ter seguro e motoristas vão ter formação.
O dirigente comunista Vasco Cardoso considerou que o projeto de diploma para regular a atividade das plataformas de transportes de passageiros é uma "ameaça à sobrevivência" do setor do táxi.
Associação que representa os táxis vai pedir em tribunal uma compensação de seis milhões de euros, por prejuízos causados pelo não cumprimento de decisão judicial contra a Uber.
Um homem atingiu a tiro duas pessoas num supermercado em Port-Marly, nos arredores da região de Paris. O atirador barricou-se, mas já se entregou às autoridades. Há dois feridos graves.
Atirador que deixou feridas seis pessoas num centro comercial em Houston, Texas, foi morto pela polícia de Houston.
A revista Rolling Stone elaborou uma lista com as 100 melhores séries e programas que passaram pela história da televisão americana. O Observador mostra-as em galeria. 
Opinião

José Manuel Fernandes
O livro de Saraiva tem pouco valor histórico e comete pecados graves, mas se queremos falar de jornalismo não devíamos estar antes a discutir como o DN, o JN e a TSF são hoje usados por José Sócrates?

João Carlos Espada
Não quero crer que o Primeiro-Ministro tenha querido dizer no Parlamento aquilo que a frase de Marx (que reproduziu quase literalmente) realmente quer dizer.

Alexandre Homem Cristo
Não é possível promover a reabilitação de Sócrates sem desvalorizar as suspeitas ou as dependências financeiras que assumiu. Não há áreas cinzentas. E o PS pôs-se do lado errado do combate democrático

Rita I. Carreira
Trump sabe que quem o apoia não o deixará se ele se portar bem e, portando-se bem, tem mais probabilidade de atrair quem não o apoia. O que não sabemos é se conseguirá ser simpático durante 90 minutos

João Marques de Almeida
Enquanto o PS não se reformar, e deixar de ser o partido moldado por Sócrates e por Costa para estar no poder a todo o custo, será um problema, e não uma solução, para Portugal.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário