segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Na lua Europa há erupções de vapor de água, anuncia NASA

Imagem:A Europa NASA

Satélite natural de Júpiter tem um grande oceano por baixo de uma camada de gelo dura.
O telescópio espacial Hubble detectou o que parecem ser erupções de vapor de água na superfície de uma das luas de Júpiter, Europa – anunciou a agência espacial norte-americana NASA numa conferência de imprensa esta segunda-feira (a partir das 19h de Lisboa).

Há muito que suspeitava que Europa tinha um oceano (com duas vezes a água dos oceanos da Terra) por baixo da camada de gelo dura que cobre toda a superfície da lua. Esta descoberta aumenta agora a possibilidade de recolher amostras directas da água desse oceano, em missões com destino a Europa. As plumas de vapor de água elevam-se até cerca de 200 quilómetros de altitude, para depois voltarem a cair na superfície desta lua.


Haverá vida por baixo desse gelo todo? Afinal, na Terra há formas de vida que não dependem da luz solar, mas da síntese de elementos químicos, nas fontes hidrotermais de grande profundidade, descobertas no oceano Pacífico pela primeira vez nos anos 70. E depois em vários oceanos: ao largo dos Açores encontraram-se várias desde a década de 90.

Fonte:publico

Nenhum comentário:

Postar um comentário