segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Inovação - O combate ao cancro passa por um laboratório em Oeiras

Foto do autor

Inovação

Por Edgar Caetano, Jornalista
Esta é a nova newsletter mensal do Observador. Temos encontro marcado na última segunda-feira de cada mês para lhe falar de Inovação e de como ela nos dá novos horizontes. Bem-vindo.
Santander Totta
Está a receber este e-mail porque já subscreve uma newsletter do Observador. Se não quiser receber a Inovaçãoclique aqui.
“Um em cada três portugueses nascidos no século XXI terá cancro e muitos morrerão por sua causa”, escreve o patologista Manuel Sobrinho Simões, no livro “O Cancro”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A citação consta do extenso trabalho que vos trazemos nesta edição danewsletter Inovação, pela mão da Vera Novais. A Vera passou um dia com os investigadores do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) e, com linguagem acessível, conta-nos como a equipa que a recebeu está a criar modelos tridimensionais que querem imitar um cancro dentro de uma cápsula microscópica. Leia e espreite o que está a ser feito, em Portugal, na área da inovação na luta contra o cancro.
A Vera traz-nos, também, um texto oportuno sobre como a matemática pode ajudar a evitar acidentes de comboio. Esta ciência poderá ajudar, é claro, a que também não haja choques entre drones como aqueles que vão levar comida ao último habitante de Podentinhos, uma aldeia em Penela. Essa história, trazida pelo talentoso João Francisco Gomesestá aqui.
No futuro, quando Joaquim Reis (o septuagenário de Podentinhos) quiser mandar vir a comida que lhe chegará via drone, ao encomendar por telefone poderá estar a falar com um computador e não com uma pessoa. Se a tecnologia WaveNet, da Google, vingar, Joaquim nem se irá aperceber de que acabou de falar com uma máquina.
Queremos, ainda, destacar mais um trabalho que incluímos nesta edição danewsletter Inovação. Além de inovação na saúde, queremos falar-lhe de educação: a Marlene Carriço publicou um texto magnífico em que questiona: E se a sala de aula desse uma cambalhota?
A fechar, não perca a reportagem-vídeo do Pedro Esteves na IFA, a maior montra de gadgets da Europa que se realiza em Berlim. A minha garantia pessoal é que não terminará o vídeo sem salivar por alguns dos gadgets que o Pedro por lá viu e nos mostra, com a boa disposição que é a sua marca.

HORIZONTES

FotografiaCANCRO

Como se preparam os medicamentos contra o cancro

Antes de serem testados em humanos, os novos fármacos têm de mostrar-se seguros e eficazes. A equipa do IBET apresenta um modelo inovador para testar as novas moléculas.
FotografiaGOOGLE

WaveNet: nem vai distinguir humano de computador

A Google DeepMind criou um software capaz de produzir um discurso realista a partir de texto escrito. É uma evolução importante que quer ser capaz de pôr humanos e máquinas a conversar.
FotografiaDRONES

Drone leva comida ao último habitante de aldeia

O último habitante de Podentinhos vai passar a receber ajuda alimentar através de um drone. Trata-se de um projeto experimental para criar redes de drones que façam entregas sem ser pilotados.
FotografiaTECH AUTO

O automóvel na era cognitiva

Fomos à Lua, metemos a cabeça dentro de um V10, guiámos pelas ruas de Munique e até provocámos acidentes! Quer dizer, nós bem tentámos, mas o carro não deixou...
FotografiaTECH AUTO

Quer melhorar o seu motor a gasolina? Dê-lhe água

Admitimos que é estranho, mas é verdade. A Bosch criou um sistema que aumenta a potência e reduz o consumo e a poluição, injectando água. E sabe que mais? Funciona e já está ao serviço do BMW M4 GTS.
FotografiaCONTEÚDO SANTANDER

O que diz o seu banco?

Fazer uma empresa sentir-se em casa, mesmo no estrangeiro, não é um compromisso à altura de qualquer banco. Escolha quem o pode apoiar em todos os passos da internacionalização.
FotografiaTECNOLOGIA

IFA: a maior montra de "gadgets" da Europa

A IFA é a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. É em Berlim que milhares de pessoas conhecem e experimentam as novidades apresentadas por muitas centenas de marcas. Vamos dar uma volta?
FotografiaMATEMÁTICA

Como evitar a colisão dos comboios? Com Matemática

Hugo Macedo está a terminar um pós-doutoramento na Dinamarca. O objetivo era criar sistemas de verificação de segurança mais robustos para a ferrovia.
FotografiaEDUCAÇÃO

E se a sala de aula desse uma cambalhota?

Já ouviu falar da sala de aula invertida? Em Portugal quatro escolas já aplicaram este método de ensino. O Observador falou com o diretor de uma delas e com um dos pioneiros da "flipped classroom".

E AINDA

O QUE VEM AÍ

MARCADOR

LIVRO DO MÊS

MAIS SOBRE INOVAÇÃO
Mais pessoas vão gostar da newsletter Inovação. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário