sábado, 15 de outubro de 2016

GOVERNO NORUEGUÊS VETOU A OFERTA DE UMA MONTANHA À FINLÂNDIA


 
O pico do Halti está na Noruega por 20m, e seria o ponto mais alto da Finlândia
O pico do Halti está na Noruega por 20m
O governo norueguês recusou uma proposta de autoridades municipais do norte do país para alterar a fronteira uns metros para dar o pico de uma montanha à Finlândia, que em 2017 celebra cem anos de independência.
A iniciativa, que foi lançada no último verão pelas autoridades municipais de Kafjord, no norte do país, pretendia oferecer ao país vizinho como presente o pico da montanha Halti, cuja maior parte está do lado finlandês, e gerou uma campanha de apoio nas redes sociais.
A oferta pretendia celebrar o centenário da independência do país, em 2017
Halti é o ponto mais alto da Finlândia com 1.324 metros, mas o pico da montanha, a 1.361 metros, está do lado norueguês.
“Os ajustamentos das fronteiras entre os dois países geram problemas jurídicos difíceis, que afetam por exemplo a Constituição”, escreveu a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, numa carta ao presidente da câmara de Kafjord, Svein O. Leiros, divulgada pelos meios de comunicação noruegueses.
Solberg reconheceu a resposta positiva que a proposta provocou na opinião pública, mas sublinhou que o Governo vai estudar agora outro presente “mais apropriado” para a Finlândia pelo aniversário da independência da Rússia.
“Penso que a ideia é tão boa que vamos analisar a possibilidade de tentar outra vez”, declarou contudo Leiros à televisão pública NRK.
O geólogo Bjorn Geirr, um dos promotores da ideia, sublinhou que não aceita um “não” como resposta e mostrou-se seguro de que quem aconselhou Solberg não compreendeu bem a ideia, já que se trata de uma modificação de umas dezenas de metros.
Halti é o ponto mais alto da Finlândia com 1.324 metros, mas o pico da montanha, a 1.361 metros, está do lado norueguês.
Halti é o ponto mais alto da Finlândia com 1.324 metros, mas o pico da montanha, a 1.361 metros, está do lado norueguês.
A iniciativa recolheu apoio significativo nas redes sociais entre os cidadãos de ambos os lados da fronteira, e foram escassas as críticas, a maior parte das quais irónicas, à proposta.
“Muita burocracia”, justificou um internauta norueguês. “Vamos ter de atualizar todos os mapas e contar todos os alces e lobos novamente”, justificou.
“Podemos trocar o pico por só poçozinho de petróleo?”, perguntou outro.
Por outro lado, muitos finlandeses deixaram já comentários positivos na página, afirmando que a proposta é um símbolo das boas relações entre os dois países.
“Que ideia nobre – vamos lembrar-nos dela durante muitos anos!”, disse um finlandês.
“Esta notícia fez-me sorrir. Vamos fazer uma grande festa se isto for para a frente. E não vai ser uma grande perda para a Noruega”, disse outro.
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário