quinta-feira, 3 de novembro de 2016

As novidades da ASDE (& outras matérias quentinhas)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
03 DE NOVEMBRO DE 2016
Bom dia!
O Facebook apresentou resultados loucos, quase triplicando os seus lucros no terceiro trimestre. Se as receitas estão a vir sobretudo da publicidade, imagine quem é que está a perder com isso? A melhor imprensa do mundo. E agora veja, por exemplo, o que está a fazer o Wall Street Journal para se salvar. 
Dito isto, ontem saiu a lista dos 36 líderes mundiais que atacam a imprensa livreErdogan está à cabeça, mas há outras figuras pouco recomendáveis por ali (e obviamente nenhuma passa pelo Facebook).

A Fed resolveu pôr tudo em stand-by. Com meio mundo à espera de uma subida dos juros, que confimasse o optimismo na recuperação económica, o banco central dos EUA preferiu esperar pelas eleições. Em Dezembro, logo se vê.
Obama avisou os americanos. Com algumas sondagens a mostrar Trump perto de Hillary, a escassos cinco dias das eleições nos EUA, o Presidente foi ao crucial estado da Carolina do Norte alertar que "o futuro da América está nos ombros" dos eleitores. "O futuro do mundo está em risco", acrescentou. Ah! E nem faltaram as críticas ao FBI.
Na Champions, sorte diferente para os portugueses. O Sporting melhorou, mas perdeu na Alemanha (e agora só um milagre, como diz o Paulo Curado); já o Porto foi ao contrário: teve uma noite masoquista, mas acabou com um final feliz. 
O tema do dia
É a mudança que o Governo vai introduzir na ADSE, a manchete do PÚBLICO de hoje. Conta-nos a Raquel Martins que os familiares que sejam beneficiários deste sistema de saúde vão passar a descontar, que os órgãos de gestão vão mudar (integrando, por exemplo, os reformados). São apenas exemplos, de um anteprojecto que vai ser posto à discussão pública - e seguirá depois para aprovação em Conselho de Ministros. O melhor será ler a notícia.  
Atenção especial...
À polémica da Caixa (sim, ainda ela). Esta noite, António Costa declarou o caso "encerrado". Catarina Martins deixou uma sugestão inédita: que António Domingues entregue a declaração, porque ela pode ficar escondida (assim mesmo, leu bem, sendo que daqui a pouco teremos uma actualização aqui no site, porque o Bloco não ficou contente com as notícias). Acrescenta-se a isto que pelo menos três dos administradores vão mesmo ter que entregar a declaração, porque serão nomeados para um outro cargo que claramente obriga a isso, uma notícia confirmada pela Leonete Botelho. No DN, leio que o PS acha "inconstitucional" cortar os salários da nova equipa da CGD. O caso estava encerrado, não era assim?
Atenção também ao BPI, porque há um accionista com vontade de travar o acordo entre o Caixabank e Isabel dos Santos, diz o Negócios. 
Quentinho está também o Orçamento. Maria Luís Albuquerque diz que o PSD não vai largar os temas das pensões e do IRC, numa entrevista ao PÚBLICO e Renascença que passa pelas movimentações de Rui Rio ("não tenho visto nenhuma desunião no partido"), pela polémica da Caixa e pela rejeição de que o problema da economia esteja na banca
Falando de ex-ministros, eis o que pensam três deles do Orçamento que hoje se começa a discutir (talvez se possa resumir a um "poucochinho").
De ontem, na comissão parlamentar onde Mário Centeno esteve a responder aos deputados, sobra um problema (muito menos saídas do Estado do que previa o ministro) e muitas... citações de poesia.
A correr em paralelo, há nota oficial de uma melhoria no desemprego - e de uma nova subida da dívida pública.

Falando em quentinho, parece que as florestas vão ter câmaras de vigilância (para procurar focos de incêndio). A legislação aprovada pelo Governo inclui isso, mas também uma ligação às bases de dados das Finanças, para notificar os proprietários e obrigar à limpeza de terrenos. 

Outras notícias a ter em atenção

Os ex-clientes do Banif estão a ser apanhados de surpresa com as comissões que pagam no Santander. A Rosa Soares fez perguntas ao banco (e ao Banco de Portugal) e não me pareceu esclarecida com as respostas.
Confirmando o que lhe dizia ontem, o dito "perdão" fiscal vai começar amanhã
Da economia à política: hoje, o jornal i acusa o ministro da Educação de mentir, acrescentando que há emails a provar que este tentou evitar a demissão de um assessor que inventou duas licenciaturas. Mas o jornal não mostra nem cita esses emails (ainda não há link para a notícia). Aqui no PÚBLICO, o João Miguel Tavares diz-se muito desconfiado, não do ministro, mas do ex-secretário de Estado que se demitiu: "O sr Wengrovius enganou-nos", conclui.
Agora, a ideia do Bloco para a legalização da eutanásia: o projecto do partido deixará de fora as crianças e os doentes mentais
No Algarve, um hotel teve que fechar portas devido a quatro casos de legionella. Hoje devemos ter novidades. 
Já em Lisboa, Fernando Medina promete vidros duplos e novas hortas a vizinhos da Feira Popular, diz o DN. Enquanto isso, o PSD teve uma ideia para fazer campanha contra o autarca: fazer uma corrida entre um burro e um Ferrari, como fez António Costa em 1993 (ui, tanto tempo!).
Hoje é importante
Daqui a pouco, pelas 12h00, Fernando Santos divulga os convocadospara o jogo com a Letónia, de qualificação para o Mundial 2018 de futebol, num lista em que é certa a ausência do defesa central Pepe.
O início do debate do Orçamento do Estado tem arranque marcado para as 15h00 (e prolongamento amanhã). O PÚBLICO estará a seguir tudo ao minuto, para que não perca o essencial.
Mantenha atenção ao que se passa nas bolsas - porque nos últimos dias elas têm mostrado nervosismo (dos investidores) com a hipótese de Trump ganhar as presidenciais.
... E também ao que dirá o BCE (e o banco central de Inglaterra). Daí perceberemos se é desta que as economias começam a recuperar. 

Só mais um minuto 

Quero chamar-lhe a atenção para um filme que chegou às salas de cinema. É português, chama-se "A toca do Lobo" e deixou a Lucinda Canelas encantada. Para mim, que a conheço desde a universidade, é suficiente para ir a correr ver o filme. Ora leia o que ela escreveu
Agora um lembrete: uma armada lusófona vem a caminho do Mexefest, lá mais para o fim do mês. Mas se esperar muito tempo acaba sem bilhetes. O cartaz fechou assim.
Para ler, com enorme prazer, deixo-lhe este texto da Isabel Lucas. Ela encontrou um professor catedrático de Literatura Clássica, especialista em Virgílio e nas civilizações da Grécia e Roma antigas, que em 2004 começou a ensinar Dylan, Bob Dylan. Aqui está o que ele diz do novo Nobel.
E agora uma ideia completamente diferente: os pais em Espanha vão fazer greve aos TPC. Isso mesmo, aos trabalhos para casa dos filhos. E têm belas razões para o fazer: são tantos, mas tantos, que "violam o direito ao recreio, à brincadeira e a participar nas actividades artísticas e culturais". E não é que faz sentido?
Hoje fico-me por aqui, mas não sem lhe sugerir que vá passando por nós, aqui no PÚBLICO. Prometemos devolver-lhe em boa informação a companhia que nos fizer.
Tenha um dia bom, mantenha o sorriso aberto. Os dias correm sempre melhor assim.
Até já!
_____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário