terça-feira, 15 de novembro de 2016

Governo compromete-se a “fazer tudo” para que língua gestual seja acessível a todos

Resultado de imagem para Governo compromete-se a “fazer tudo” para que língua gestual seja acessível a todos

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência reforçou hoje, numa mensagem, o compromisso do Governo de "continuar a fazer tudo" para que a Língua Gestual Portuguesa seja "efetivamente promovida" e acessível a todas as pessoas surdas.

Na mensagem de vídeo divulgada e alusiva ao Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, Ana Sofia Antunes lembra que faz hoje 19 anos que a LGP foi reconhecida como língua oficial de Portugal, sendo a terceira língua a obter este estatuto no país, depois do português e do mirandês.
Para Ana Sofia Antunes, foi "um passo fundamental" porque veio reconhecer de certa forma "o legítimo direito, a legítima expectativa das pessoas surdas em Portugal, ao ver a sua língua representada nos mais diversos aspetos da sua vida no dia-a-dia".
"Hoje queria apenas reforçar o nosso compromisso enquanto XXI Governo Constitucional para com a comunidade surda de continuarmos a fazer tudo para que a língua gestual portuguesa seja efetivamente promovida e que todas as pessoas possam ter acesso a ela", afirma a governante na mensagem divulgada no 'twitter' do ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e no 'youtube' da República Portuguesa.
Na mensagem, Ana Sofia Antunes faz referência aos "passos seguros" que já foram dados nesse sentido, como a criação dos Balcões da Inclusão e o atendimento de emergência para pessoas surdas.
Nos Balcões de Inclusão, criados ao longo deste ano, "todas as pessoas surdas podem ser atendidas com direito a intérprete de língua gestual portuguesa, por enquanto ainda com marcação, mas em breve sem marcação", salientou.
Por outro lado, adianta Ana Sofia Antunes, estão a ser finalizados os trabalhos relativos à aplicação 112 Atendimento de Emergência para pessoas surda, "um direito fundamental de qualquer ser humano, de qualquer cidadão, e com a qual a comunidade surda poderá contar muito em breve".
A finalizar a mensagem, a secretária de Estado deixa "uma palavra de estímulo e um agradecimento" à comunidade surda por tudo o que tem feito em nome da promoção da língua gestual.
"Deixo-vos o nosso compromisso de estarmos convosco e estarmos a fazer tudo para que a língua gestual portuguesa seja cada vez mais uma das nossas línguas oficiais em Portugal", diz, rematando: "Feliz Dia da Língua Gestual Portuguesa".
A Presidência da República também assinala a data, lançando uma nova funcionalidade no seu 'site', que passará a apresentar em língua gestual "alguns dos mais importantes discursos presidenciais".
Na cerimónia de apresentação da nova funcionalidade estará presente o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e a Associação Portuguesa de Surdos.
Durante a cerimónia, terá lugar um espetáculo, em que o fado de Amália "Com que voz" será traduzido para língua gestual.
Lusa

___________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário