terça-feira, 13 de dezembro de 2016

360º - Já há acordo com os lesados do BES. E como ensinam a investir os gurus da Bolsa?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Já há acordo entre o Governo e os lesados do BES. O Observador escreveu ontem à noite que os investidores poderão recuperar entre 50% e 75% do seu dinheiro. O anúncio sobre o final da negociação deve ser feito ainda esta semana.

Rui Rio apresentou ontem uma proposta fiscal inovadora: descer o IVA, o IRS e o IRC -- e criar um novo imposto cujas receitas fossem integralmente para o pagamento da dívida pública. O objetivo, explicou, era que os contribuintes soubessem exatamente onde é gasto o dinheiro. Há um detalhe, que o próprio reconhece: a lei não permite que as receitas fiscais sejam consignadas.

Morreu ontem à noite o líder do Opus Dei, D. Javier Echevarría, de uma insuficiência respiratória. O bispo espanhol tinha 84 anos. A prelatura, fundada por José Maria Escrivá de Balaguer, deverá escolher o sucessor num prazo de três meses.


Informação relevante
O dia de ontem foi longo para António Guterres (e o Observador seguiu tudo ao minuto aqui). O novo secretário-geral da ONU explicou, num discurso e numa conferência de imprensa, como pretende atuar. E até mostrou aquela sensata dose de realismo que tem faltado a alguns responsáveis políticos portugueses ao dizer uma frase curta e verdadeira: "Eu sei que o secretário-geral não é o líder do mundo".
À noite, numa recepção organizada pelo Presidente da República, Guterres falou sobre Portugal: “Este é o momento em que desejo expressar a minha profunda gratidão para com o meu país”. E notou uma grande proximidade entre Marcelo Rebelo de Sousa (o seu "velho amigo") e António Costa (o seu "querido amigo"): "O primeiro-ministro e o Presidente da República pertencem a partidos diferentes, mas estão ambos aqui: mais do que as palavras, a sua linguagem corporal mostra como estão unidos".

PSD e CDS assinam hoje à tarde um acordo autárquicopara as próximas eleições locais. A coligação mantém-se nas 20 câmaras onde governa, mas não se sabe muito mais. E, acima de tudo, os dois problemas principais ainda não têm solução: como é que as coisas vão correr em Lisboa e no Porto?

Ontem à noite, Assunção Cristas não quis falar sobre este acordo. Num jantar de Natal com a concelhia do CDS de Lisboa, preferiu a sua versão do "Keep cool" santanista: "Meus amigos, passo a passo. O que temos agora à nossa frente é o desafio autárquico".

O BPI vai decidir hoje a venda de 2% do Banco Fomento Angola (BFA) à Unitel. A reunião de accionistas começa às 14h30.

Mais uma vitória para Putin: Mitt Romney, um dos grandes críticos do Presidente russo, não vai ser o próximo responsável pela diplomacia americana (o republicano anunciou no Facebook que está fora da corrida). Se não é ele e se não é Rudy Giuliani, então quem será o novo secretário de Estado? Todas as fontes falam em Rex Tillerson. Detalhe biográfico sem nenhuma importância: ele é o diretor-executivo da petrolífera Exxon. Detalhe biográfico com toda a importância: ele é um velho amigo de Vladimir Putin (em 2013, o Presidente russo atribuiu-lhe a Ordem da Amizade).

Ainda sobre Trump: o Presidente-eleito adiou uma conferência de imprensa que estava prometida para quinta-feira sobre o futuro das suas empresas. Em vez disso, resolveu tweetarPrometeu que, enquanto estiver no poder, "não vão ser feitos novos negócios" e as empresas serão geridas pelos dois filhos mais velhos, Don e Eric.

E ainda mais Trump: a recontagem de votos no Wisconsin confirmou que o candidato republicano ficou mesmo à frente de Hillary Clinton. 

A boa notícia surgiu no meio da polémica Football Leaks: Ronaldo ganhou a quarta Bola de Ouro, estando agora a apenas uma do arqui-rival Leonel Messi. Marcelo Rebelo de Sousa decidiu fazer um comunicado sobre o assunto e achou o prémio "merecidíssimo". Ronaldo, que seguramente concordará com o Presidente, comentou que "é preciso fazer sacrifícios" para ganhar estes prémios.
Para quem ainda possa ter dúvidas sobre as razões para Ronaldo ganhar, o Rui Miguel Tovar foi olhar outra vez para o calendário e explicou, mês a mês, como foi o ano do jogador.

O resultado do sorteio da Liga dos Campeões não foi propriamente a coisa mais espectacular do mundo para as equipas portuguesas. O Benfica vai jogar com o Dortmund e o FC Porto com a Juventus. O Tiago Palma pegou numa lupa bem grande e foi olhar para os nossos adversários.

Pinto da Costa comentou o sorteio com uma frase: "A Juventus não teve sorte". Numa entrevista ao Jornal de Notícias, o presidente do FC Porto falou sobre vários temas: sobre a venda de direitos televisivos ("Andei a ser vigarizado durante muitos anos. Andaram a fazer de nós anjinhos"), sobre a saída de Antero Henrique ("As nossas relações não esfriaram"), sobre a sucessão no clube (há “umas 500, ou 510” pessoas que podem ser candidatas), sobre o envolvimento do filho Alexandre no Football Leaks ("Estou orgulhoso dele, porque deve ser muito importante para fazer capa do Expresso, só por receber duas comissões, que não sei se recebeu ou não") e sobre Nuno Espírito Santo (“Estou satisfeito. A equipa joga bem e cria muitas oportunidades").

Hoje há muita opinião para ler no Observador:

  • Rui Ramos escreve "Quem é que, afinal, não é populista?": "A polarização, a demagogia, e a irresponsabilidade atribuídas ao "populismo" não são, como agora nos querem fazer crer, exteriores ao actuais sistemas políticos. São parte desses sistemas".
  • Paulo Trigo Pereira escreve "Lisboa, a Veneza do Atlântico?": "O futuro das nossas cidades dependerá em grande parte da visão que tivermos para elas, dos princípios que defendermos e da eficácia e coordenação das políticas públicas que adoptarmos para os alcançar".
  • Laurinda Alves escreve "As remessas dos filhos emigrados": "Os filhos emigrados dão-nos lições todos os dias. Aprendemos a perder medos, a confiar mais e a treinar a liberdade interior. A abertura a que a geração Erasmus é obrigada exige de nós o nosso melhor".
  • José Conde Rodrigues escreve "Quando os piratas chegam ao poder": "Com 'piratas' e 'palhaços', o circo chegou à política. Esta, que já era para muitos um mero espetáculo ou paródia para entretenimento das massas, alcança agora o cume da trágico-comédia".


Os nossos Especiais
Quem se quiser comportar na Bolsa como os grandes gurus do investimento deve comprar o quê? No ano passado, o David Almas desenhou dez carteiras que ganharam, em média, 26,78%, mais do que o dobro dos índices. E este ano? Veja todos os detalhes aqui.


Notícias surpreendentes

A revista Wine Spectator revelou o top 100 dos melhores vinhos e Portugal aparece quatro vezes. Em 46.º lugar está o Quinta de Cabriz, colheita de 2014 (só custa 9 euros); em 50.º o Evel 2014 tinto (cerca de 12 euros); em 69.º o Carm Reserva tinto de 2012 (cerca de 20 euros); e em 80.º o Lemos & van Zeller Quinta Vale D. Maria de 2013 (64 euros).

O Natal está quase, quase, e hoje temos mais uma série de presentes: desta vez, são 20 ideias para os namorados. Confira a lista.

No cinema, "La La Land"; na televisão, "The Crown" e "Westworld". Foram ontem apresentadas as nomeações para os Globos de Ouro e estes são os favoritos. Veja a lista completa aqui. A entrega de prémios é a 8 de janeiro.

Vamos ter que esperar pelos Globos de Ouro, mas ontem já foram atribuídos os Critics’ Choice Awards. “La La Land” recebeu oito troféus no cinema (estão a ver aqui uma tendência, não?) e, na televisão, os vencedores foram “Guerra dos Tronos” (melhor série dramática), “Silicon Valley” (melhor série cómica) e “The People vs. O.J. Simpson” (melhor mini-série).

Há uma árvore que adivinha que tipo de pessoa é que você é (na realidade, são uns bonequinhos numa árvore). Faça o teste e veja lá se confere.

Já alguma vez olhou para o mundo de perto? Quero dizer: de muito, muuuito perto? Estas 25 macro-fotografiasescolhidas pela Marta Leite Ferreira permitem-lhe olhar nos olhos da Natureza.

E atenção: já daqui a nada, às 11h, os humoristas do Porta dos Fundos (que trazem a Portugal o espectáculo "Portátil") vão estar na redação do Observador a fazer um sketch humorístico. Pode seguir tudo no site ou em directo no nosso Facebook. (onde também pode fazer os seus comentários).
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário