quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Girafas em risco de extinção

Resultado de imagem para Girafas em risco de extinção
O número de girafas selvagens caiu 40% nas últimas três décadas e a espécie está "vulnerável" à extinção, alertou hoje a União Internacional para a Conservação da Natureza.
A União Internacional para a Conservação da Natureza salienta que, no ano passado, o número de exemplares daquele que é o mais alto mamífero terrestre do mundo estava abaixo dos 100 mil, especialmente devido à redução do habitat e à caça ilegal.
"Esses majestosos animais estão a sofrer uma extinção silenciosa", disse Julian Fennessy, vice-presidente do grupo especializado em girafas do UICN, citado num comunicado.
As girafas eram classificadas até agora como um grupo menos preocupante na Lista Vermelha do organismo, que acompanha o estado de conservação da fauna e da flora e que termina com a categoria "extinto".
As girafas estão espalhadas pelo sul e leste de África, com pequenas bolsas na África ocidental e central. Segundo o relatório, das nove subespécies quatro aumentaram mas as quatro maiores sofreram um decréscimo acentuado e uma manteve-se estável. Segundo o UICN nos últimos 30 anos a quantidade de girafas no mundo desceu de 157 mil para 97 mil.
O relatório sobre a girafa faz parte de uma atualização da Lista Vermelha do UICN divulgada numa reunião em Cancun, no México, sobre diversidade biológica.
Lusa / TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário