quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Lugar das Cores de Albergaria-a-Velha começa no próximo sábado

O Lugar das Cores, o parque de diversões alusivo ao Natal do Município de Albergaria-a-Velha, abre no sábado, às 17h00, com a chegada do Pai Natal. A mítica personagem do velhinho de barbas brancas, que distribui alegria pelas crianças, chega ao Torreão/Biblioteca pelas 16h00 e segue depois em parada, pelas ruas do centro da cidade, até ao Pavilhão Municipal, onde vão decorrer as diversões.

O Lugar das Cores é uma operação mais vasta, que envolve o Comércio Local, dezenas de artesãos, que vão estar no Mercado de Natal junto ao Pavilhão, e centenas de pessoas de um conjunto de associações culturais Albergarienses.

Antes da chegada do Pai Natal, o sábado de manhã é preenchido com os diseurs da Culturalb, que vão estar em cafés, restaurantes e na rua a declamar poesia. Ao início da tarde decorrem variados momentos de animação musical e performance, em vários pontos da cidade, que vão depois concentrar-se no Torreão, para acolher o Pai Natal.

A parada, que no ano passado foi encabeçada por um veículo dos Bombeiros de Albergaria e pela charrete do Pai Natal, segue em direção ao Lugar das Cores. Dentro do pavilhão prometem-se muitas diversões e surpresas, das quais apenas se revela o regresso da Pista de Gelo, este ano com maiores dimensões, a prática de slide e o Laboratório do Pai Natal, uma colaboração da Fisua – Associação de Física da Universidade de Aveiro, estas duas atividades no dia 17 de dezembro.

Nos dias 11, 17 e 18 o Lugar das Cores abre às 10h00, com diversas animações. No dia 11, o Clube de Albergaria apresenta uma sessão de Hip-Hop; no dia 17, a Culturalb apresenta uma sessão de ginástica rítmica; e no dia 18, a Dimov apresenta uma sessão de dança contemporânea. Estão igualmente previstas diversas performances ao longo do dia, bem como a presença de mascotes.

Os grandes espetáculos do Lugar das Cores estão reservados para os domingos, às 15h00, antecedendo a abertura do parque de diversões. No dia 11, a AlbergAR-TE – Associação Cultural apresenta a Gala de Circo dedicada ao “Novo Circo”, com grandes promessas das artes circenses, nacionais e internacionais. No dia 18, a aCAdemia de Dança, a escola de dança clássica do Clube de Albergaria, vai apresentar o bailado “Gata Borralheira”, uma versão do famoso conto de fadas “Cinderela”. Ambos os espetáculos têm a duração prevista de uma hora e só depois é que começam as diversões no Lugar das Cores.

As entradas no Lugar das Cores variam entre os 2 euros, para crianças a partir dos três anos, e 3 euros a partir dos 12. No entanto, todos podem entrar sem pagar, basta exibirem na bilheteira faturas de compras de bens ou serviços em estabelecimentos do Concelho de Albergaria-aVelha, no mês de dezembro. “É uma forma de envolver o comércio local e garantir que nenhuma criança deixa de ir ao Lugar das Cores porque a família não tem dinheiro para os bilhetes”, explica o Presidente da Câmara Municipal.


António Loureiro esclarece que “todos os munícipes de Albergaria-a-Velha, mesmo que trabalhem fora do Concelho, fazem sempre algumas compras no comércio local, por exemplo tomar um café, meter gasolina, e então só têm que pedir as faturas e quando juntarem dez euros de compras, basta mostrá-las na bilheteira e ganham uma entrada gratuita no Lugar das Cores”.

As associações Albergarienses envolvidas no Lugar das Cores são: AlbergAR-TE – Associação Cultural, Armab – Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca, Associação de Instrução e Recreio Angejense, Banda Recreativa União Pinheirense, Banda Velha União Sanjoanense, CMJ – Conservatório de Música da Jobra, Clube de Albergaria, Culturalb – Associação de Artes, Recreio e Cultura de Albergaria-a-Velha, Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas, Muda’TE – Companhia de Artes Performativas da Jobra.


O Mercado de Natal, que vai estar instalado no open space da Piscina Municipal, ao lado do Lugar das Cores, também regressa na edição deste ano. Estão assegurados mais de vinte expositores de artesanato e produtos endógenos do Concelho e da Região, que permitem uma oferta variada, própria da época de Natal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário