segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

360º - As polémicas e as ligações políticas dos homens que geriram a Caixa nos últimos 16 anos. E ainda como o mundo se uniu contra Trump

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... um tiroteio numa mesquita do Quebeque, Canadá, fez pelo menos seis mortos e oito feridos. Três atacantes armados com AK-47 entraram na mesquita e dispararam sobre as 40 pessoas que ali estavam durante a oração. Desconhecem-se os motivos e mais pormenores, mas o primeiro-ministro fala "em ato terrorista". Trudeau, recorde-se, disponibilizou-se a receber os imigrantes que Trump quer banir da América (já vou à polémica). 

Em França confirmou-se a vitória de Benoît Hamon nas primárias da esquerda. No discurso de vitória, o socialista, que é comparado a Bernie Sanders e quer taxar robôs e legalizar a marijuana, estendeu a mão aos restantes candidatos (o derrotado Manuel Valls incluído) e falou contra o "medo". É uma viragem à esquerda do PS francês que já teve resposta da direita: François Fillon avisou que quer reduzir a imigração ao mínimo se ganhar. A primeira volta das presidenciais francesas é em abril e a segunda em maio.

Por cá, há um novo interessado no Novo Banco. O Jornal de Negócios escreve hoje que a empresa Aethel Partners pode entrar no negócio, mas terá se se aliar a um dos fundos norte-americanos já em campo, Lone Star ou Apolo.

No futebol, o Moreirense venceu a Taça da Liga. Numa final inédita, o clube surpresa da prova bateu o Braga e ganhou o seu segundo troféu. Quanto ao campeonato, o Benfica joga hojeem Setúbal para se manter confortável na frente, uma vez que FC Porto e Sporting ganharam no sábado. 

Outra informação relevante

É o mais completo dossier sobre os homens que já mandaram na Caixa Geral de Depósitos. Na semana em que Paulo Macedo assume a presidência do banco público, a Ana Suspiro olhou para quem foram os gestores que desde 2000 geriram a CGD. Descobriu que vieram essencialmente da política, da banca e do Banco de Portugal. E que nestes 16 anos houve mais presidentes do PSD, mas a equipa mais partidária foi do PS. E conta ainda como eles geriram as pressões, os grandes negócios e as crises.

Primeiro o muro e a tortura. Agora as deportações a proibição de entradas de imigrantes de alguns países (mesmo com visto) nos EUA. O crescendo de polémicas de Donald Trump em apenas uma semana na Casa Branca não pára de aumentar. A última decisão teve o condão de unir o mundo: as críticas vieram de todos os lados (como pode ver aquiaquiaqui,aqui e ainda aqui -- e são só alguns exemplos). Houve protestos em vários aeroportos e no Reino Unido circula mesmo um abaixo assinado contra a visita do presidente americano. Mas a grande oposição veio da justiça: são já 16 os procuradores-gerais que condenam o decreto anti-imigração.

E o que fez Trump? O habitual: começou por dizer que tudo estava a correr bem, mas já voltou a usar da estratégia de dar um passo atrás. A pergunta agora é: o que se seguirá?

Talvez já se tenha seguido, com a nomeação do supremacista Stephen Bannon, seu principal estratega e conselheiro político, para o Conselho de Segurança Nacional.

A sua primeira decisão militar também não podia correr pior. Uma operação antiterrorista no centro do Iémen terminou com baixas americanas: a morte de um comandante e outros quatro soldados feridos

Na política caseira, parece haver uma nova tensão na maioriaO PCP quer travar a municipalização da Carris no Parlamento e uma nova maioria negativa pode bloquear decisão do Governo. O PSD já fala em oportunidade, mas o PS estádisposto a dialogar.

Passos já tinha aliás voltado a avisar que o Governo não contará com o apoio dos sociais-democratas.Deixando um vaticínio: a maioria só durará "enquanto houver dinheiro".

Marques Mendes, contudo, acha que não vai haver caso Carris. Mas avisou que uma nova polémica TSU pode colocar a maioria em causa. E não deixou passar a oportunidade de dizer que o voto contra do PSD serviu só para "Passos animar as hostes".

Outro tema, outras contas. No Natal pré-autárquicas, não houve câmara que não se tivesse esmerado nas iluminações e festas. Com os respetivos custos, claro: todas gastaram mais do quem 2015. Aveiro, por exemplo, passou do nada por causa da crise à maior árvore de Natal da Europa. Lisboa duplicou os custos.

Na justiça, é hoje conhecido o julgamento de três GNR, todos da mesma patrulha, acusados de corrupção. Durante quase um ano pediam dinheiro e "peixinho" em troco de perdões de multas.


A nossa Opinião
Os nossos Especiais
José Afonso tem histórias fantásticas para contar, mas a maior delas é a sua. Tem 82 anos e trabalha há 65 no mesmo hotel, o Estoril Palácio. Entrou num filme de James Bond, viu quartos destruídos por jogadores do Manchester zangados por perderem com o Sporting e assistiu a uma birra de Zsa Zsa Gabor. A Rita Ferreira falou com ele: percebe-se porque não se quer reformar.

Esta semana fez 13 anos de um dos momentos mais marcantes do futebol português: a morte, em campo, de Féher, o jogador húngaro que caiu em pleno V. Guimarães-Benfica. O Tiago Palma foi recordar aquela noite chuvosa de má memória junto de quem lá estava: falam jogadores, adeptos e bombeiros.

Dirk Niepoort é considerado o maluco dos vinhos. Não é um termo depreciativo, ele próprio o usa. Nieepoort não é enólogo, mas quis produzir vinho de mesa numa altura em que o Douro era apenas conhecido pelo Porto. Aos 52 anos, diz-se um homem irrequieto e sonhador numa entrevista de vida à Ana Cristina Marques.

Começou o Ano do Galo, o Novo Ano chinês. Depois dos restaurantes e das lojas, o que faz a nova geração de chineses em Portugal? Educados nas melhores escolas, são engenheiros, jornalistas e advogados. Como testemunhou a Ana França.



Notícias surpreendentes

Continua a contagem decrescente para os Óscares.Ontem, nos prémios dos atores, os Screen Actors Guild Awards (SAG), destacou-se Emma Stone no palco e os vestidos floridos na passadeira vermelha

Quase 25 anos depois da última grande exposição, o nome de Almada Negreiros vai voltar a forrar as paredes da Fundação Calouste Gulbenkian. A Rita Cipriano antecipatudo o que pode ver.

Outra exposição a não perder. O Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações em Lisboa, mostra os tesouros do Egipto. Incluindo a reprodução do Túmulo de Tutankamon à escala real.

E porque é que há cada vez mais livros sobre comida? A moda não é recente e o Carlos Maria Bobone viu provas de mau e bom gosto.

Por falar em comida, o Tiago Pais andou à boleia com o chef Rodrigo Castelo, um apaixonado pelo Ribatejo. E viucomo escolhe os produtos por entre bodes, enguias e touros bravos.

Já Catana Chetwynd e o namorado decidiram ilustrar a sua relação. Sobretudo os momentos falhados. Publicaram-nos na internet as imagens tornaram-se rapidamente virais.

Para quem é mais adepto do vintage, que tal recordar 21 anúncios antigos? Vão da pasta medicinal Couto, à extinta Kodak Portugal, sem esquecer o velho Beirão e as bolachinhas torradas da Triunfo. Mate as saudades.

Agora que já tem as notícias do dia e sugestões de boas leituras, está pronto para começar a semana bem informado. Para continuar a par de toda a atualidade, já sabe, é só clicar em Observador.

Tenha uma boa semana, feliz e produtiva (apesar da chuva)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário