segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Atentado faz seis mortos no Canadá. Primeiro-ministro fala em “ataque cobarde”

Resultado de imagem para Atentado faz seis mortos no Canadá. Primeiro-ministro fala em “ataque cobarde”
Polícia já deteve dois suspeitos. Estado de alerta e segurança elevado em todo o país.
Homens armados e encapuzados entraram numa mesquita do Quebeque durante as orações da noite de domingo e começaram a disparar aleatoriamente. Seis pessoas morreram e oito ficaram gravemente feridas.
Segundo testemunhas citadas pela agência Reuters, estavam cerca de 40 pessoas dentro daquele Centro Cultural Islâmico.
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, diz ter-se tratado de “um ataque terrorista contra muçulmanos”.
“Condenamos este ataque contra muçulmanos num centro de oração e retiro. É desolador ver tanta violência sem sentido. A diversidade é a nossa força e a tolerância religiosa um valor que nós, canadianos, defendemos”, afirmou num comunicado oficial.
“Os muçulmanos canadianos constituem um elemento importante do nosso tecido nacional”, frisou.
Antes, num “twit” publicado pouco depois do atentado, Justin Trudeau escrevia: “Esta noite, os canadianos sofrem por aqueles que foram mortos num ataque cobarde numa mesquita da cidade do Quebeque. Os meus pensamentos estão com as vítimas e as suas famílias”.
A polícia já anunciou a detenção de dois suspeitos e o início de uma investigação ao caso. Numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro do Quebeque, esta segunda-feira de manhã, o ministro da segurança, Régis Labeaume, elogiou a acção das autoridades desde o primeiro minuto.
A segurança em redor da mesquita foi reforçada, bem como em todas as zonas de culto da cidade do Quebeque e de Montreal.
As idades das vítimas variam entre os 35 e os 70 anos, segundo a porta-voz da polícia provincial do Quebeque, Christine Coulombe.
rr.sapo.pt
Foto: Andre Pichette / EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário