sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

360º - Dia de Trump: do imobiliário à capa da Playboy, como ele conquistou a América (+ guião da posse, equipa e passado); e a morte no Lava Jato

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... foi um acidente que matou o juiz-relator do maior caso de corrupção no Brasil? Teori Zavascki, principal juiz do Lava Jato, que envolve entre muitos poderosos o ex-presidente Lula da Silva, morreu na queda de uma avioneta que se despenhou-se em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. O caso vai ser investigado e na imprensa brasileira há quem questione se foi um acidente e levante várias dúvidas: como e com quem fica agora o processo? Quando vão e a quem os responsáveis da empresa Odebrech denunciar o que sabem?

O narcotraficante mexicano Joaquim “El Chapo” Guzmán foi extraditado para os EUA. Depois de ter escapado duas vezes de prisões mexicanas e sido  recapturado, aquele que é considerado um dos maiores criminosos de sempre será julgado na América de Trump

A Uber foi multada em 20 milhões de dólares nos EUA. A empresa foi considerada culpada de enganar os motoristas, com perspetiva de salários elevados. Por cá, as empresas e motoristas que trabalham com a tecnologia da Uber e da Cabify já têm duas associações criadas para protegerem os seus interesses

Voltaram a nascer mais crianças em 2016. Segundo dados do teste do pezinho, Portugal teve mais bebés pelo terceiro ano consecutivo.

E já há novo bastonário da Ordem dos MédicosO especialista em urologia Miguel Guimarães venceu a eleição com 70% dos votos, dispensando uma segunda volta. Pelo caminho ficaram Álvaro Beleza, João França Gouveia e Jorge Torgal.


Dia Trump
Hoje é dia de Trump. O presidente eleito toma posse esta tarde dando início ao que muitos antecipam como uma nova era nos EUA e no mundo. A biografia “Trump Revelado”, assinada pelos jornalistas Michael Kranish e Marc Fisher e agora publicada em Portugal, recorda os momentos fundamentais da vida do magnata até chegar à Casa Branca. O capítulo que publicamos, do investimento no imobiliário à capa do Playboy: como Trump conquistou a América, é revelador.

Mas há mais sobre o dia de hoje em Washington, pelo que lhe deixo a informação essencial para não se perder:

Quanto ao casal Obama, já são passado, mas deixaram as suas memórias:


Outra informação relevante

Houve vários desenvolvimentos no caso das agressões dos filhos do embaixador do Iraque a um jovem a Ponte de Sor. O Ministério dos Negócios Estrangeiros revelou que o Iraque decidiu não levantar a imunidade diplomática aos gémeos e que vai retirar o embaixador (e o processo) de Lisboa e Marcelo Rebelo de Sousa reforçou que o embaixador iraquiano deixou de ter condições para continuar no nosso país. Nos autos do processo, o Ministério Público diz que há "fundada suspeita e fortes indícios" de que os irmãos queriam mesmo matar Rubén Cavaco. Resta agora saber se o processo continua ou é arquivado: as opiniões dividem-se.

Carlos Santos Ferreira esteve quatro horas a ser ouvido na Comissão de Inquérito à Caixa Geral de DepósitosO ex-presidente do banco público disse que se soubesse o que sabe hoje não teria aceite o convite e que foi Teixeira dos Santos quem nomeou Vara e Bandeira para a administração da CGD, ele não recebeu pressões de José Sócrates.

Foi uma notícia do Observador. O Governo já tem o estudo sobre o local para o segundo aeroporto. A ANAC defende claramente a solução da base área do Montijo. A decisão deve ser tomada até março.

Na novela da TSUMarcelo garantiu que "o País está sereno", enquanto o Governo admitiu agravar a Taxa Social Única dos contratos a prazo depois de já ter tido tempo para ler o famoso relatório da OCDE sobre a reforma laboral, que entretanto foi alterado.

No futebol, as eleições do Sporting dominam a atualidade. Bruno de Carvalho apresentou as 111 medidas do seu programa eleitoral, das quais se destacam o facto de o presidente poder escolher um dos treinador adjuntos e ter uma palavra determinante nas contratações. O seu adversário, Pedro Madeira Rodrigues, que oficializou ontem a candidatura, promete romper com o atual estilo de gestão e apostar na formação e nas modalidades

Da guerra eleitoral para a crise nos relvados, tempo para fazer contas ao Sporting de JesusQue jogadores comprou, quais vendeu e de quem tirou mais rendimento o treinador leonino? E esta é mesmo a pior época do Sporting dos últimos anos?

Em Davos, George Soros mostrou-se um cético. O veterano investidor norte-americano, um dos financiadores da campanha de Hillary Clinton, vaticina que nem Donald Trump, nem Theresa May se vão aguentar muito à frente dos respetivos governos.

Na Gâmbia há uma crise política. Yahya Jammeh, líder do país há mais de 20 anos, recusa-se a abandonar o poder apesar de ter sido derrotado nas presidenciais. Tropas do Senegal entraram no país vizinho para repor a ordem.


A nossa Opinião



Os nossos Especiais
O Ministério Público ligou oficialmente pela primeira vez Ricardo Salgado ao processo em que José Sócrates é o principal arguido. O negócio da compra da Oi pela PT é uma das chaves da Operação Marquês. O Luís Rosa conta os bastidores e os detalhes de uma história que cruza Salgado, Sócrates e aquela que foi a maior empresa portuguesa.
 
No Conversas à Quinta, José Manuel Fernandes fala com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto sobre o regresso dos comandos portugueses a África, mais concretamente à República Centro Africana. Afinal, porque é que naquela região de África se multiplicam os Estados falhados?

Já no Questões do Forno Interno, o Rui Miguel Tovar decidiu aproveitar que toda a gente fala de Washington por causa de Trump, para falar ele com Washington. Washington Geraldo Dias Alves, defesa-central brasileiro em Portugal nos anos 70/80 e pai do internacional português Bruno Alves. E ele conta-lhe a sua vida de Minas Gerais a Espinho.



Notícias surpreendentes

Mulheres que não pintam o cabelo e expõem o corpo que vai envelhecendo. A Catarina Moura falou com quatro delas, quatro mulheres que têm orgulho nos cabelos brancos e nas rugas.

Está um frio de ranger os dentes mas não é por isso que deve deixar de aproveitar o fim de semana. A Ana Cristina Marques dá-lhe oito ideias de escapadinhas para os dias de inverno. Há copos de vinho à beira da lareira e tanques aquecidos no barrocal algarvio.

Por falar em Algarve e em frio, ontem voltou a cair neve no sul do país, o que já não acontecia há 63 anos. A Marta Leite Ferreira foi ao baú buscar 23 fotos do nevão algarvio de 3 de fevereiro de 1954.

Hoje no Observador a tomada de posse de Donald Trump como 45º presidente dos EUA vai marcar a atualidade. Estaremos em liveblog a partir das 12h00 e vamos acompanhar o Dia Trump ao minuto, com reportagens, fotogalerias e as notícias e análises que se impuserem. Sem deixar de seguir a restante informação. Passe por cá

E tenha um bom fim de semana (com as nossas melhores sugestões para aproveitar bem os dias de descanso)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário