terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Coro Vox Caeli cantou as janeiras ao executivo camarário de Cantanhede

O coro Vox Caeli esteve nos Paços do Concelho de Cantanhede a cantar as janeiras ao executivo camarário. Foi em 19 de janeiro, ao fim da tarde, depois do encerramento dos serviços, que a formação coral assinalou a tradição com algumas músicas alusivas a este antigo costume popular português perante o presidente da Câmara Municipal, João Moura, a vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, e os vereadores Pedro Cardoso, Júlio Oliveira e Célia Simões, acompanhados por um grupo de funcionários da edilidade.
“Somos o Coro Vox Caeli / Cantanhede divulgamos / Por essas terras fora/ Lindas Músicas Cantamos”, referia a quadra de abertura da música de apresentação, que prosseguia com “Estamos então no princípio / Precisamos de suporte / Talvez trazendo nossas cantigas / Tenhamos um pouco de sorte”.
Noutro momento, depois de desejar “Para todos um bom ano / E ao senhor Presidente / Tenham paz saúde e alegria / Para nos dar um presente” a música terminava com um “Muito, muito obrigado / P’lo vosso tempo e atenção / Na nossa voz trazemos o canto / E Cantanhede no coração.
Depois de concluído o repertório preparado pelo Vox Caeli para cantar as janeiras ao executivo camarário cantanhedense, o presidente da edilidade agradeceu «a cortesia do coro e os votos que dirigiram à instituição e a quem a representa”. Como habitualmente, o encontro terminou em ambiente de confraternização à volta da mesa, com um lanche oferecido pela autarquia.
O Coro Vox Caeli foi fundado a 15 de novembro de 2014, na cidade de Cantanhede. É dirigido pelo maestro Bruno de Lima Pinto e integra 45 elementos provenientes de Cantanhede, Cordinhã, Outil, Pena, Póvoa da Lomba e Vila Nova.
Constituído por vozes mistas, dedica-se essencialmente à divulgação da música sacra portuguesa e estrangeira, tendo tido a sua primeira apresentação pública a 30 de novembro de 2014, na Capela de Nossa Senhora da Misericórdia, na Varziela, Monumento Nacional desde 1910.
Desde então, tem participado em diversas atividades em Portugal continental, ilhas e no estrangeiro – Igreja de S. Miguel do Castelo de Penela; Santuário do Menino Jesus de Praga, em Marco de Canaveses; Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga; Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Leiria; na Sé Catedral de Viseu, integrada nas festas da cidade; Misa del Peregrino con Botafumero, na Catedral de Santiago de Compostela, Espanha; Igreja Matriz do Bom Sucesso, na Figueira da Foz; Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede; Canto das Laudes de Sexta-Feira Santa e participação no Tríduo Pascal, na Igreja Matriz de Cantanhede; Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2016, no Santuário do Senhor Santo Cristo, na Ilha de S. Miguel, Açores e no Campo de São Francisco, em Ponta Delgada, Açores, com transmissão televisiva; no Santuário do Divino Senhor da Serra, em Miranda do Corvo – Semide.


Nenhum comentário:

Postar um comentário