sexta-feira, 24 de março de 2017

360º - Uma entrevista com a "advogada de defesa" dos pastorinhos de Fátima. E ainda: mais detenções em Londres

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A polícia de Londres fez mais duas detenções durante a noite. E esta manhã estão a ser realizados cinco raides em várias zonas.

Nas últimas horas foram sendo conhecidos mais detalhes sobre o suspeito do ataque, que foi ontem reivindicado pelo Estado Islâmico. Khalid Masood, de 52 anos, nasceu no Reino Unido com o nome Adrian Elms. O Telegraph escreve que ele se terá radicalizado na Arábia Saudita.

Ao final da noite, morreu mais uma vítimaum homem de 75 anos que estava internado no hospital.

É uma das fotos que ficou de ontem: o que faziam aqueles polícias de fatos azuis, ajoelhados no chão, em fila, na zona do ataque? Estavam, claro, à procura de provas. A Marta Leite Ferreira explica como eles trabalham.

Outra fotografia que marca a forma como olhamos para o atentado de Londres: mostra uma muçulmana a passar por uma das vítimas enquanto olha para o telemóvel. Indiferença dela? Ou preconceito nosso?

Em Portugal, um marroquino suspeito de pertencer ao Estado Islâmico ficou em prisão preventiva depois de ter sido detido pelos alemães e entregue à à PJ. É suspeito de financiar e recrutar jovens. O DN escreve que Abdessalam Tazi, de 63 anos, vai ficar numa cela isolada em Monsanto.


Informação relevante
Ontem à noite, o PSD reuniu-se em Conselho Nacional e Pedro Passos Coelho jurou, prometeu e garantiu que quer ganhar as autárquicas. Segundo ele, tanto Teresa Leal Coelho, em Lisboa, como Álvaro Almeida, no Porto, têm tudo para ficar em primeiro lugar.

Mas deixou um aviso a quem possa estar já a pensar contratar um amolador de facas para o caso de uma derrota: “Não somos os que amuam e têm fitas. Aceitamos o resultado das eleições, ao contrário de outros”.

Já de madrugada, Teresa Leal Coelho deu a a sua primeira conferência de imprensa como candidata e também mostrou que tinha comprado doses extra de confiança: "Dentro de meses serei presidente da câmara de Lisboa".

Houve uma razão para Teresa Leal Coelho só falar depois da meia-noite: tinha estado durante sete horas na audição de Carlos Costa no Parlamento.

Como correram as coisas ao governador do Banco de Portugal na Assembleia? A Ana Suspiro e o Edgar Caetano escrevem que houve "acusações, indignações e mal entendidos". Carlos Costa deu justificações sobre a polémica da idoneidade de Ricardo Salgado, queixou-se das fugas de informação e desafiou os deputados a irem consultar documentos ao Banco de Portugal - "mas sem telefones (ou qualquer instrumento de reprodução)". O liveblog com o registo completo está aqui.

A Caixa emitiu ontem dívida perpétua, uma medida essencial para o seu plano de recapitalização, e pagou quase 11% de juros. Que dívida é esta? E porque saiu tão cara? O Edgar Caetano explica.

O Governo quer dar pensões mais altas a quem adiar a reforma, mas ainda não há detalhes sobre a medida. A notícia é do Público.

Moscovo encobriu um desastre nuclear quatro vezes pior que Chernobyl. A revelação foi feita pela revista New Scientist. Está em causa um teste nuclear realizado no Cazaquistão em 1956.

Trump perdeu a paciência e perdeu a cabeça com o seu próprio partido. Como não estava a conseguir o apoio da ala mais radical dos republicanos para aprovar um novo sistema de saúde, ameaçou: se hoje não votarem como ele quer, o Obamacare fica como está.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve o texto "O terrorismo faz parte de viver numa grande cidade?": "O crise dos refugiados em 2015 afectou mais a Europa do que a crise do Euro de 2010: a Grécia continua na UE, mas a Inglaterra vai sair. As migrações do Médio Oriente são a questão política decisiva".

Miguel Tamen escreve sobre desporto: "Ao ouvir falar desportistas nem mesmo alguém disposto a considerar os benefícios do desporto entreterá a noção de que as suas almas se possam encontrar numa posição de sanidade".


Os nossos Especiais

O Papa aprovou ontem o milagre que permite a canonização dos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto - trata-se de uma cura que aconteceu no Brasil. O João Francisco Gomes fez há dias uma longa entrevista à irmã Ângela Coelho, que é a postuladora da causa, ou seja, uma espécie de "advogada de defesa" dos pastorinhos. Uma frase em destaque: “Estava de olho neste milagre há quatro anos”.

Jaime Gama considera que Jeroen Dijsselbloem “foi um bom presidente do Eurogrupo" e que é preciso distinguir esse trabalho de “uma boutade infeliz”. As declarações completas, bem como o resto da conversa sobre a Europa com Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes, estão no Conversas à Quinta desta semana.


Notícias surpreendentes

Uma boa notícia: a escultura do Arcanjo São Miguel, que foi derrubada por um visitante em novembro do ano passado, já regressou ao Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. Está tudo no seu sítio.

É a história de Romeu e Julieta. Romeu nasceu às 14h06 e, no dia seguinte, às 8h14, nasceu Julieta. Foram fotografados lado a lado numa maternidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

A nova moda é os miúdos vestirem-se melhor do que os adultos. A Ana Dias Ferreira foi olhar para uma indústria de milhões de euros.

Este domingo muda a hora e, sim, isso quer dizer que vai dormir menos. Mas não precisa de começar já a arrancar os cabelos ou a incendiar a almofada. Veja antes estas dicas sobre o que deve - e o que não deve - fazer para se adaptar à mudança.

Enquanto se prepara psicologicamente para a mudança da hora, vá passando por aqui, onde temos sempre as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário