sexta-feira, 31 de março de 2017

Coimbra vai ser palco do Festival Nacional de Robótica

Coimbra acolhe este ano o Festival Nacional de Robótica, de 26 a 30 de abril, num evento onde será possível ver robôs que jogam futebol, que dançam ou que conduzem autonomamente.


Resultado de imagem para Coimbra vai ser palco do Festival Nacional de Robótica
O Festival Nacional de Robótica, que arrancou em 2001, vai contar com uma conferência científica, várias competições de robótica (futebol, resgate ou dança), oficinas e uma feira de emprego, entre outras iniciativas.
O evento, que vai decorrer no Estádio Universitário de Coimbra, é uma espécie de operação de charme para cativar os mais novos, procurando "promover o interesse pela robótica" nos jovens, disse à agência Lusa o docente da Universidade de Coimbra e responsável pela organização, Lino Marques.
Segundo o professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, há "imensa procura" por pessoas formadas neste setor que, apesar de poder parecer por vezes "quase invisível", "é uma das áreas que está a revolucionar o nosso tempo".
Sinal disso mesmo são grandes empresas mundiais, como a Google, a Apple ou a Microsoft, investirem na aquisição de "empresas mais pequenas relacionadas com a robótica", notou.
Durante cinco dias, o Festival Nacional de Robótica acolhe diversas competições (júnior e sénior), nomeadamente de futebol com robôs e de simulação, de condução autónoma, de busca e salvamento, ou de dança.
Também durante o evento, haverá oficinas para ensinar pessoas com pouca ou nenhuma experiência "os principais fundamentos da robótica", uma feira de emprego onde estudantes poderão contactar com empregadores da área e ainda "mesas de inovação, onde patrocinadores terão acesso a um painel de cientistas e onde poderão expor problemas que envolvam robótica, podendo daí surgir canais de cooperação e futuros projetos", explanou Lino Marques.
O Festival conta com uma conferência científica, onde já estão confirmadas as presenças de Raj Madhavan, especialista focado na aplicação da robótica na melhoria das condições de vida em comunidades subdesenvolvidas, e Nikos Tsagarakis, o principal investigador no Humanoid and Human Centre Mechatronics Lab, do Instituto Italiano de Tecnologia.
A iniciativa desafia ainda os quase 200 clubes de robótica espalhados por escolas de todo o país a fazerem demonstrações dos projetos que têm sido concretizados nesse âmbito, sendo que as candidaturas decorrem "até às vésperas do festival", informou.

Fonte: Lusa
Foto: © iStock

Nenhum comentário:

Postar um comentário