quinta-feira, 6 de abril de 2017

360º - Tribunal Constitucional deteta falhas nas contas do PS. E ainda: moradores de Carnide arrancam parquímetros da EMEL durante a noite

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O número de mortos no ataque químico na Síria subiu para 86. Segundo o Observatório sírio dos direitos humanos, há 30 crianças entre as vítimas. O The New York Times fez uma lista de todas as atrocidades do regime de Assad.

Esta noite, cerca de 200 residentes de Carnide juntaram-se para arrancar sete parquímetros instalados pela EMEL na sexta-feira. Agora, pretendem devolvê-los à Câmara de Lisboa.

O Benfica suou (e suou, e suou) para empatar 3-3 com o Estoril e seguir para a final da Taça de Portugal. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que o encontro foi "como um caderno de classificados com golos, oportunidades e deslizes para todos os gostos".

O outro finalista da Taça é o Vitória de Guimarães, a única equipa a quem o Benfica nunca ganhou no Jamor. Veja aqui o que mostram as estatísticas.

Esta madrugada, os benfiquistas tiveram outro motivo para ficarem de bem com a vida: a estrela da NBA James Harden chegou ao pavilhão onde iam jogar os Houston Rockets e os Denver Nuggets com uma camisola adivinhem lá de quem?


Informação relevante
O Tribunal Constitucional detetou falhas nas contas do PS. As primárias, que opuseram António Costa a António José Seguro, custaram mais de 1,65 milhões, cinco vezes mais que o orçamentado. O responsável do PS reage assim: “A troika foi-se embora e, pelo que sei, não se mudou para a Entidade das Contas”.

O Tribunal da Relação recusou o recurso de Armando Vara no caso Face Oculta e manteve a pena de prisão efetiva e cinco anos. O advogado de Vara, que vai recorrer para o Tribunal Constitucional, disse estar “desiludido e surpreendido”.

O BCP colocou uma ação em tribunal para tentar recuperar 14 milhões a Helder Bataglia e a outros dois administradores da empresa Domuslisboa por causa de um projeto imobiliário na Polónia. A notícia foi avançada pelo Expresso.

João Rendeiro e três ex-administradores do BPP (Paulo Guichard, Salvador Fezas Vital e Fernando Lima) vão ser julgados pela terceira vez. Estão em causa suspeitas dos crimes de abuso de confiança, fraude fiscal e branqueamento de capitais. No mesmo processo será julgado um advogado (João Magalhães Ramalho, da PLMJ) por suspeitas de branqueamento de capitais.

Três desenvolvimentos sobre o Novo Banco:


A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa apresentou as suas contas anuais, com um lucro de 21,1 milhões de euros. Sem se referir diretamente à eventual entrada no Montepio, Santana Lopes disse que "não entra em aventuras" e "nunca assume riscos indevidos", incluindo "propostas pelo governo".

Bagão Félix deu uma entrevista muito crítica sobre a situação do Montepio, à Renascença e ao Público. O ex-ministro da Segurança Social e das Finanças está “preocupado” com a Associação Mutualista e acha a possibilidade de entidades como a Santa Casa entrarem no capital da Caixa Económica um “disparate” e “uma nacionalização em parte”.

Os sindicatos marcaram uma greve para 26 de maio, uma sexta-feira. Mas, afinal, o que é que a função pública já ganhou com este governo? E o que é que os sindicatos continuam a exigir? O Miguel Santos responde.

A dívida dos hospitais às farmacêuticas dispararam nos primeiros dois meses do ano: está nos 844,6 milhões e cresce a uma média de um milhão por dia. A notícia é do Público.

Donald Trump fez ontem uma mudança inesperada: Steve Bannon, que é visto como uma espécie de ideólogo do "trumpismo", foi colocado fora do Conselho de Segurança Nacional. Esta era uma exigência do novo conselheiro, H. R. McMaster.

O Presidente americano acusou a antiga conselheira para a Segurança Nacional de Obama de ter cometido um crime por supostamente ter tentado descobrir os nomes de pessoas próximas de Trump que estiveram sob vigilância dos serviços secretos. Não apresentou qualquer prova, mas deixou uma frase de efeito: "Será uma grande história. Muito importante para os EUA e para o mundo. Uma das maiores histórias do nosso tempo".

Hoje vai ser um dia decisivo para Trump. O Presidente americano reúne-se na sua propriedade de Mar-a-Lago com o líder chinês, Xi Jinping, e o The New York Times chama-lhe, em editorial, "a reunião mais importante de Trump".

A acusação foi feita pelo diretor de comunicação do FC Porto: num programa de televisão, revelou aquilo que disse ser um documento onde o Benfica dava orientações aos comentadores do clube que participam em debates sobre o que dizer, quando dizer e como dizer. Ora, será que os comentadores do Benfica seguiram mesmo este guião? O Bruno Roseiro leu o documento de 31 páginas e foi rever os últimos programas para tentar perceber.

Ainda sobre o Benfica: o clube lançou as Obrigações Benfica SAD 2017-2020. Vale a pena investir? O David Almas defende que não.


A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve o texto "Alto Risco": "Não é verdade que todos os dias a geringonça rescreve a história da anterior governação fazendo, com indecência e veneno, uma ficção do que ia sendo uma tragédia real?".

Helena Garrido escreve sobre os "casos que nos deviam preocupar": "O Governo inviabilizou as escolhas para o Banco de Portugal e do Conselho de Finanças Públicas. Assim se fragilizam as poucas instituições fortes que temos e se condena um país ao subdesenvolvimento".

Paulo Tunhas escreve sobre "optimismos antigos e novos": "Qual foi a maior contribuição de Portugal para o pensamento moderno? Não é talvez bom para a auto-estima, como agora se diz, mas foi indisputavelmente o terramoto de Lisboa de 1755".


Os nossos Especiais
Foi há 100 anos que os Estados Unidos vieram salvar a Europa. A 6 de Abril de 1917, os americanos declararam guerra à Alemanha e, assim, desequilibraram definitivamente a I Guerra Mundial. É o tema para mais um Conversas à Quinta, com Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes.


Notícias surpreendentes

Estreia hoje o documentário sobre Paula Rego feito pelo seu filho, Nick Willing. Eurico de Barros dá quatro estrelas a “Paula Rego, Histórias & Segredos”: "É, sobretudo, um gesto de amor filial em forma de cinema".

Há mais um filme para ver esta semana: “Ladrões com Estilo” junta Michael Caine, Morgan Freeman e Alan Arkin e, segundo o Eurico de Barros, não é preciso dizer mais nada para justificar ir vê-lo ao cinema (apesar das "inverosimilhanças e situações forçadas do argumento").

Barry Manilow assumiu, aos 73 anos, que é homossexual - e que mantém uma relação com o seu agente há 39 anos. A razão para o silêncio? Os fãs: “Pensei que iria dececioná-los se soubessem que eu era gay".

Acha que é um craque a Matemática? A sério: acha mesmo? Então veja se consegue acertar nos problemas que são apresentados nas Olimpíadas da Matemática.

São os 25 edifícios mais impressionantes do mundo, segundo os melhores arquitectos. E há três que ficam no Brasil.

O Observador lançou ontem à tarde uma nova newsletter, inteiramente dedicada a automóveis. É uma extensão da nossa secção Auto e chama a atenção para três novidades para quem quer comprar um automóvel (ou para quem se quer simplesmente divertir a ver o que há no mercado): um motor de pesquisa, um comparador e um recomendador. Experimente-os. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário