quinta-feira, 6 de abril de 2017

FICHEIRO AUDIO André da Loba assina obra que vai nascer no coração do BioRia | Street art na ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair

Street art na ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair
André da Loba assina obra que vai nascer no coração do BioRia


Um dos melhores ilustradores do mundo está em Estarreja para participar na ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair, que arranca esta quinta-feira, dia 6 de abril, junto ao Esteiro de Salreu. A paleta de cores do Baixo Vouga Lagunar inspirou André da Loba que fará despontar a sua imaginação no Percurso de Salreu do BioRia, junto à Ria de Aveiro.

Ambiente e Arte voltam assim a dar as mãos na ObservaRia, feira internacional dedicada ao turismo de natureza e ao birdwatching. Na segunda edição em 2015, Bordalo II concebeu o Guarda-Rios. O lixo, neste caso para-choques e caixotes do lixo danificados, deu forma a uma peça de arte que representa um grito de alerta contra o desperdício e o consumo excessivo. O colorido Guarda-Rios pode ser apreciado no Parque Municipal do Antuã e representa o início do roteiro de arte urbana do Município de Estarreja, ampliado com o ESTAU – Estarreja Arte Urbana que terá a sua segunda edição entre 9 a 17 de setembro.

Na sua terceira edição, a ObservaRia quis manter este traço da arte urbana, adicionando mais um marco ao roteiro em pleno Percurso de Salreu do BioRia, e valorizando o pouco património edificado existente no Baixo Vouga Lagunar.


Convidado pela Câmara Municipal de Estarreja, o artista natural de Aveiro, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente, aceitou o desafio de vir a Estarreja mergulhar no seu património natural único e criar uma original pintura mural. A pintura mural está a ser executada durante esta semana, ficando pronta para ser visitada na ObservaRia.

Ilustrador e professor universitário, André da Loba nasceu em 1979, licenciou-se na Universidade de Aveiro em Design Gráfico e formou-se em Ilustração na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Diversas vezes premiado, pela Feira do Livro de Bolonha (2007/2008), pela Sociedade de Ilustradores de Nova Iorque, pela American Illustration ou pela revista Lurzer's Archive, onde foi selecionado como um dos 200 melhores ilustradores de todo o mundo, em 2010, ano em que recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Ilustração.

André faz hoje parte do grupo restrito de trinta ilustradores a quem o The New York Times (NYT) recorre regularmente. Colabora ainda com a Times Magazine, entre outras publicações de referência. Ilustrou mais de uma dezena de livros infantis em Portugal, Espanha e Brasil.

Feira conta com mais de 50 atividades e 40 expositores

Mais de 40 expositores e um total de 50 atividades, entre as quais 12 palestras, 4 exposições, 20 workshops e atividades de campo, vários ateliês pedagógicos para crianças, atividades específicas para o público escolar, em permanente contacto com a natureza, compõem o programa recheado e atrativo para especialistas, profissionais e população em geral.

Entre 6 a 9 de abril, no BioRia, em Salreu, a terceira edição da ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair promete revelar os maiores segredos da vida selvagem.

Este ano, a feira ObservaRia concentra-se no BioRia, junto ao Esteiro de Salreu, porta de entrada para uma zona considerada por muitos como um verdadeiro santuário natural, onde ocorrem aves emblemáticas como a garça-vermelha, a águia-sapeira ou o peneireiro cinzento, para além das espécies mamíferas como por exemplo a lontra.

Consulte o programa da ObservaRia e inscreva-se através deste formulário.

Envio link para ficheiro áudio (não editado) com declarações do artista André da Loba sobre a pintura que está a nascer num antigo palheiro da Ria de Aveiro, no Percurso de Salreu do BioRia.

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
(Ext. 404) 
 Web www.cm-estarreja.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário