segunda-feira, 17 de abril de 2017

Governo quer penalizar empresas por desigualdade salarial entre géneros

Resultado de imagem para Governo quer penalizar empresas por desigualdade salarial entre géneros
As empresas que não cumpram os critérios de desigualdade salarial entre géneros que pratiquem a mesma função poderão estar sujeitas a uma penalização do Estado.

As empresas que não cumpram os critérios poderão ser penalizadas com a não autorização, ou limitação, na assinatura de contratos com o Estado, avança o Público.
Está prevista que esta medida, em preparação pelos gabinetes do ministro adjunto, Eduardo Cabrita, e do ministro do Trabalho e Segurança Social, José Vieira da Silva, seja finalizada no dia 1 de maio, sendo posteriormente apresentada aos parceiros sociais para aprovação em Conselho da Consertação Social (CCS). O objetivo passa por incentivar as empresas a diminuírem a diferença salarial que, de acordo com os dados do Eurostat, em 2015, estava em 17,8% em Portugal. Contudo o setor privado apresenta níveis de desigualdade salarial mais elevados do que o setor público, relata o jornal.
Esta penalização, a ser incluída no diploma, deverá compreender todo o tipo de relações contratuais quem as empresas mantém com a administração pública, desde adjudicação de obras a programas de subsidiação de estágios laborais, passando pelo concurso a fundos estruturais europeus, refere o Público.
De acordo com a declaração de um responsável pelo processo ao Público, o Governo “tem consciência de que não se deve penalizar empresas no seu desenvolvimento”. Visto por outra perspetiva, o executivo não tenciona “fomentar o efeito preverso das empresas fugirem a empregar mulheres”, salienta o mesmo responsável.
A proposta de lei terá três fundamentos base: a penalização, a criação de critérios de referência e a fiscalização. Por sua vez, as empresas irão ter de apresentar estatísticas da desigualdade salarial, indicando as respetivas médias. Nesse seguimento, a lei irá estipular quais os indicadores de desigualdade que poderão vir a ter a intervenção do Estado e, como consequência, será estabelecida uma penalização.
A obrigatoriedade da desigualdade salarial entre géneros que pratiquem as mesmas funções passe a estar incluída na contratação coletiva é uma das medidas que vai constar na proposta de lei.
Fonte: Jornal Económico
Foto: Andrew Winning/ Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário