sexta-feira, 21 de abril de 2017

PT quer deixar de pagar salários aos 3.400 funcionários suspensos

Resultado de imagem para PT quer deixar de pagar salários aos 3.400 funcionários suspensos
Grupo estuda soluções para rescindir com 3.400 funcionários suspensos que recebem salário. Também serão abrangidos alguns trabalhadores no ativo.
O Grupo Altice está a estudar soluções jurídicas que permitam rescindir com os cerca de 3.400 funcionários da PT Portugal que se encontram em situação de suspensão de contrato, apurou o Jornal Económico. Embora não estejam a trabalhar, estes funcionários recebem 80% do salário, ao abrigo de acordos celebrados com a antiga Portugal Telecom (PT), no que representa um custo anual na ordem dos 120 milhões de euros. Mas, se avançar, a medida será tudo menos pacifica na operadora, dado que existem compromissos assumidos há duas décadas e os contratos destes funcionários estão blindados.
A  PT Portugal tem cerca de 9.600 funcionários nos seus quadros, incluindo os inativos. Esta suspensão do contrato de trabalho com o direito a manter a maior parte do ordenado é um mecanismo previsto na lei e foi implementado pelas administrações da PT, lideradas por Miguel Horta e Costa e Henrique Granadeiro. Os funcionários do grupo admitidos antes de 1997 podiam suspender os contratos de trabalho com benefícios iguais aos da pré-reforma, desde que contassem pelo menos 50 anos de idade e 30 de serviço.
 Uma das fontes contactadas pelo Jornal Económico salientou que estes contratos estão “blindados” pela legislação e que a Altice terá de os cumprir. Mas, acrescentou, se a Altice decidir deixar de pagar os salários e os diferendos forem resolvidos em tribunal, nem todos os visados terão capacidade para esperarem durante anos por uma decisão favorável da Justiça.
600 trabalhadores no ativo convidados a mudarem de empresa?
Ao que o Jornal Económico apurou, além destes funcionários suspensos, a empresa poderá rescindir com alguns dos 300 funcionários que se encontram na mobilidade interna, tal como foi noticiado pelo “Expresso”. Além disso, outros 600 poderão ser convidados a passar para outras empresas da Altice, no âmbito da reestruturação que o grupo liderado por Patrick Drahi está a realizar.

Questionada pelo Jornal Económico, fonte oficial da PT Portugal não fez comentários. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom, Jorge Félix, admitiu que há vários rumores a circular na empresa, relativos a uma eventual redução de pessoal, mas salientou que a administração lhe deu garantias de que não está previsto um despedimento colectivo. “Questionámos a administração e o que nos disseram é que a empresa está sempre a fazer estudos, mas que não está previsto qualquer despedimento coletivo”, disse o sindicalista, lembrando que a PT tem vindo a fazer ajustamentos, no último ano e meio.
Em 2016, a PT Portugal rescindiu com 250 funcionários, numa reestruturação que lhe custou 31,9 milhões de euros, segundo o relatório e contas da Altice. A operação portuguesa gerou receitas no valor de 2,2 mil milhões de euros, com os custos com funcionários (incluindo os salários dos trabalhadores suspensos) de 281 milhões de euros. O  EBITDA foi de 1.079 milhões e o resultado operacional ascendeu a 213,1 milhões.

Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário