sexta-feira, 21 de abril de 2017

Sporting-Benfica, os cenários pós-jogo do título

P
 
 
Aquecimento
 
 
  Jorge Miguel Matias  
O jogo de que todos falam disputa-se neste sábado, às 20h30, com lotação esgotada em Alvalade. O duelo entre Sporting e Benfica terá uma forte influência na luta pelo título de campeão nacional desta época. Mas há também toda a carga emocional que um dos derbies mais antigos e de maior rivalidade do futebol português desencadeia. E há ainda a partida que o FC Porto irá realizar no dia seguinte com o Feirense, que poderá ter influência directa no desfecho do campeonato. Por isso, vamos a cenários…
Triunfo do Benfica, derrota do FC Porto (74p-68p): Esta conjugação de resultados quase que permitirá aos “encarnados” a encomenda das faixas de campeão nacional, uma vez que os deixará com seis pontos de vantagem ficando apenas 12 pontos em disputa até ao final do campeonato, correspondentes às quatro jornadas que faltarão disputar.
Triunfo do Benfica, empate do FC Porto (74p-69p): Não tão bom como o primeiro cenário, mas igualmente bem-vindo na Luz. Os tri-campeões nacionais ficarão com cinco pontos de avanço, permitindo-lhes gerir a vantagem com outro à-vontade, para além da superioridade psicológica que entrar na ponta final da prova com esta diferença pontual lhes proporcionará.
Triunfo do Benfica, vitória do FC Porto (74p-71p): Deixa tudo como agora. Mantém-se o suspense sobre quem ganhará o título, com a distância entre os dois primeiros a manter-se nos três pontos. Os benfiquistas terão o consolo de terem ultrapassado um dos obstáculos mais complicados que têm pela frente até ao final da competição com sucesso. A manutenção da distância pontual entre os dois primeiros também se aplica no caso de se registar um empate em Alvalade e no Dragão (72p-69p) ou uma derrota em ambos os estádios (71p-68p), embora nestes dois casos será algo inevitável os portistas sentirem um amargo de boca por terem desperdiçado a oportunidade de encurtar ou anular a distância.
Derrota do Benfica, triunfo do FC Porto (71p-71p): Este cenário implica a alteração de comandante no campeonato, com os “encarnados” a cederem a liderança aos “azuis-e-brancos”. Os dois clubes somariam o mesmo número de pontos mas como o resultado nos dois jogos que disputaram entre si foi 1-1, o primeiro critério de desempate aplicável seria a diferença de golos, neste momento favorável aos “dragões” (+49 vs +47).
Derrota do Benfica, empate do FC Porto (71p-69p): A vantagem dos tricampeões nacionais ficaria reduzida a dois pontos, o que faria com que qualquer deslize nas quatro jornadas que faltarão disputar até ao final da prova possa ser fatal para as suas aspirações.
Empate do Benfica, vitória do FC Porto (72p-71p): Menos mal para os benfiquistas, que sairiam de Alvalade ainda isolados na liderança do campeonato, mas praticamente sem margem de erro no que faltará disputar até ao fim da I Liga.
Empate do Benfica, derrota do FC Porto (72p-68p): Significaria uma escorregadela dos portistas na pior altura possível. Não sentenciava o campeonato mas, psicologicamente, esta conjugação de resultados poderia deixar marcas profundas na equipa de Nuno Espírito Santo, enquanto os homens de Rui Vitória ficavam ainda com um balão de oxigénio em caso de um qualquer acidente.
Resta dizer que o Benfica vai a Alvalade com duas vitórias nos últimos cinco jogos. Não é de longe a melhor fase dos benfiquistas na temporada. Já o Sporting atravessa o seu melhor momento, tendo conseguido, no Bonfim, somar um inédito quinto triunfo consecutivo no campeonato.
Os “leões”, aliás, não têm só o prestígio a defender no derby. O segundo lugar na Liga e a consequente entrada directa na fase de grupos da Champions ainda estão em cima da mesa e um triunfo sobre as “águias” deixaria esse objectivo à distância de cinco pontos, com 12 ainda em disputa.
Por fim, alguns dados estatísticos: nos 82 embates para o campeonato entre os dois clubes na casa dos “leões” a vantagem é “leonina”, ainda que marginal (32 vitórias contra 31 derrotas), sendo necessário recuar a 2012 para encontrar o primeiro triunfo sportinguista nos últimos anos. O Benfica, aliás, tem conseguido sair mais ou menos ileso de Alvalade. Nos últimos 10 anos, o clube da casa festejou apenas por duas ocasiões numa dezena de duelos. E nos últimos 20 anos, em outros tantos encontros, só triunfou seis vezes.
Pode consultar a jornada completa com os horários das transmissões televisivas da I Liga aqui e da II Liga aqui.
Mas não será apenas em Portugal que este fim-de-semana oferece jogos grandes. Em Espanha, no domingo haverá um Real Madrid-Barcelona que também pode ser decisivo para o título. Em Inglaterra, disputam-se as meias-finais da Taça, com o primeiro a defrontar o segundo da Premier League (Chelsea-Tottenham) e o sexto a receber o quarto (Arsenal-Manchester City). E em França, o líder Mónaco (com os mesmos pontos do PSG mas um jogo a menos), terá uma prova de fogo ao ter de jogar no terreno do Lyon, quarto.
Quanto ao Planisférico deste sábado, vai até Madrid e revela-lhe a história de um grupo de antigos adeptos do Atlético de Madrid que, fartos de serem tratados como clientes e não como sócios, fundaram um outro Atlético, este de “socios”.
À margem do futebol, não perca este fim-de-semana pelo menos o desempenho de Miguel Oliveira no Grande Prémio das Américas (EUA), depois do pódio alcançado na prova anterior do Mundial de motociclismo na categoria de Moto2, nem a Maratona de Londres.
Quanto à sugestão de leitura desta semana, deixo-lhe a conversa que o The Guardian teve com Craig Hodges, ex-basquetebolista que foi campeão da NBA e companheiro de equipa de Michael Jordan ao serviço da “equipa maravilha” dos Chicago Bulls, e que acabou ostracizado pelas suas posições políticas.
O que talvez lhe escapou no PÚBLICO
A longa disputa pelo título de campeão brasileiro de futebol de 1987, entre o Flamengo e o Sport Recife;
A revelação de que os clubes podem expulsar sócios que incitem à violência, uma notícia que surge no rescaldo de vários episódios do género ocorridos em Portugal nos últimos dias;
análise semanal sobre arbitragem feita pelo antigo árbitro Jorge Faustino;
entrevista a João Zilhão, director do Estoril Open, principal torneio de ténis que se realiza em Portugal e que arranca no dia 29 de Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário