sexta-feira, 19 de maio de 2017

Alunos de Albergaria-a-Velha apresentaram projetos na Mostra de Empreendedorismo Júnior

A 3.ª Mostra de Empreendedorismo Júnior vai decorrer no próximo sábado, dia 20 de maio, na Alameda 5 de Outubro, entre as 10h00 e as 17h30, em Albergaria-a-Velha. A Mostra é um espaço de educação informal, onde os estudantes têm a oportunidade de exibir à comunidade os projetos que estiveram a desenvolver ao longo do ano letivo.

 Integrada no Programa Municipal “Empreendedorismo nas Escolas”, a Mostra de Empreendedorismo Júnior exibe durante a manhã, entre as 10h00 e as 13h00, os projetos dos alunos do 1.º e 2.º Ciclo. Durante a tarde, entre 14h30 e as 17h30, é a vez dos alunos do 3.º Ciclo mostrarem os seus projetos. Vão estar em exibição novos produtos e serviços e também jogos desenvolvidos pelos alunos. No conjunto, a Mostra de Empreendedorismo Júnior envolve 600 alunos dos Agrupamentos de Escolas e Albergaria-a-Velha, Branca e Colégio de Albergaria.

As crianças do 1.º ao 4.º ano estivaram a resolver diversos desafios ao longo do ano letivo, relacionados com atitudes empreendedoras e criaram um jogo pedagógico sobre a temática. Em março, receberam o “Kit do Empreendedor”, um estímulo para continuarem a desenvolver o espírito criativo e de iniciativa. O kit contém um livro de atividades do Gaspar, que é a mascote oficial do projeto, e diversos utensílios. O livro contém desafios específicos sobre o Concelho, que dão a conhecer símbolos, freguesias e as especificidades do território. Por seu turno, os alunos do 2.º e 3.º Ciclo desenvolveram um negócio, com a criação de produtos, que vão ser conhecidos no sábado.

 O programa “Empreendedorismo nas Escolas” decorre há três anos consecutivos e envolve mais de 860 alunos dos quatro ciclos de ensino – 1.º, 2.º 3.º, Secundário e Profissional e ainda 32 professores. O objetivo do programa, refere o Presidente da Câmara, “é fomentar nos alunos o espírito de iniciativa, impulsionando atitudes proativas em relação aos desafios que vão encontrar ao longo da vida”. António Loureiro explica que um aluno que saiba como funcionam as empresas, que tenha conhecimentos básicos sobre o desenvolvimento de produtos, que saiba falar em público e expor as suas ideias, tem mais hipóteses de ter sucesso ao longo do seu percurso académico e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário