No seguimento do protocolo assinado com a CIM Região de Coimbra durante 2016 (http://cim-regiaodecoimbra.pt/2016/04/cim-rc-e-startup-stratio-assinam-protocolo-de-colaboracao/), o equipamento da Stratio, ligado à interface de diagnóstico dos veículos, entra, agora, em fase de lançamento oficial.
A Stratio transforma a manutenção de frotas numa ciência exata, tornando o imprevisível previsível. O produto da Stratio é um equipamento automóvel, ligado à interface de diagnóstico dos veículos, permitindo assim a recolha de dados em tempo real de todos os sensores do veículo.
Através da utilização de Inteligência Artificial, a Stratio torna possível a previsão e identificação de problemas antes dos mesmos acontecerem, evitando avarias graves e paragens prolongadas dos veículos. O equipamento da Stratio identifica potenciais problemas e fornece informações sobre os mesmos, tais como: o tempo de reparação estimado, custos potenciais e guias de reparação com informação passo-a-passo relativas aos problemas encontrados.
Tem ainda a característica de ser um sistema agnóstico, ou seja, funciona em todos os veículos, independentemente da idade, marca ou modelo, permitindo assim a optimização dos custos operacionais das frotas, através da redução dos custos de manutenção e reparação, e tempo de inactividade do veículo (tempo que o veículo está parado por questões de manutenção), aumentando a vida útil do veículo.
Presente na FICIS, em Braga, a empresa apresentou o projeto no âmbito das Smart Cities do futuro.

O destaque dado pela CE à Stratio é um motivo de orgulho para toda a Região de Coimbra.