sábado, 13 de maio de 2017

POPULISMO, LULA, E A SITUAÇÃO DO BRASIL



João Antonio Pagliosa
POPULISMO  é forma de governo, onde o governante utiliza qualquer recurso possível e imaginável para obter apoio popular. O apoio popular é o referencial de todo político populista... Se as coisas vão bem ou mal, isso não importa... O que importa é ter o apoio do povo...
Com apoio popular eles se reelegerão sempre que quiserem... Quando a lei não permite, eles plantam um poste...

O POPULISTA:
Sempre utiliza o vocabulário do povo e não se preocupa em falar o português correto. Falar correto passa a ser coisa de burguês ou de intelectual...
Sempre se auto promove e abusa de fazer propaganda de si próprio. Sempre diz ser diferente de tudo e de todos que estão por aí. Ele se acha digno e merecedor do respeito de todos.
Assim que possível, não hesita em tomar medidas autoritárias para defender coisas indefensáveis. E ameaça até juízes...
Não respeita ninguém... Nem as Instituições milenares... Porque se considera predestinado e acima da lei!
É carismático e mente todo o tempo... E todo o tempo mente! Anuncia que resolverá todos os problemas urgentes, e que os mais pobres serão prioridade em seu governo. Abandona qualquer aliado quando em situação de perigo... Porque o que importa é ele!
Governos populistas sempre prejudicaram nações em todo o planeta desde épocas bíblicas. Porque todo populista aumenta os gastos públicos na distribuição de benesses, desorganiza toda a economia porque desconhece os princípios básicos de gestão financeira, aumenta os impostos de quem produz e permite o roubo e a Farra com dinheiro
público.
Em decorrência desta ciranda generalizada, aumenta a pobreza da população, o desemprego explode, e diminui significativamente a atividade econômica. Milhares e milhares de estabelecimentos comerciais fecharam suas portas nos últimos três anos. Conheço empresários que viram seu faturamento bruto cair 90%!

O DECÁLOGO DO POPULISTA, foi produzido pela "Fundacion para el Progresso", com sede em Santiago do Chile, e mostra o seguinte:

1- O POPULISTA EXALTA AO LÍDER CARISMÁTICO.
Toda a possível virtude do projeto político está inspirada no seu líder. Com seu carisma ele
mobiliza as massas, e estas lhe dão autoridade para ditar, tanto o que é ou não correto, quanto o que é verdade.

2- O POPULISTA NÃO SÓ USA E ABUSA DA PALAVRA: ELE SE APODERA DELA.
O Populista pretende demonstrar que a verdade é um só: a sua. Para tanto recorre a uma retórica demagógica. Isto exorta à população a entender o mundo de uma só forma e é funcional ao regime populista. Para tanto é importante o controle dos meios de comunicação.

3- O POPULISTA FABRICA A VERDADE.
O regime Populista, cujo poder se concentra no líder carismático, se apresenta como o único capaz de interpretar o pensamento e o sentimento do povo. Desta maneira seu discurso se transforma na verdade oficial.

4- O POPULISTA UTILIZA DE MODO DISCRICIONAL OS FUNDOS PÚBLICOS.
Os gastos públicos estão à mercê da vontade do líder, o que, invariavelmente, causa sérios danos ao equilíbrio financeiro do país e, por consequência, a toda a população.

5- O POPULISTA DISTRIBUI  DIRETAMENTE A RIQUEZA.
É o populista quem decide quanto e como deve ser feita a repartição. Mais: geralmente é ele quem realiza a distribuição.

6- O POPULISTA ALENTA O ÓDIO DE CLASSES.
O populista usa o discurso de ódio contra diversos setores. Todos são potenciais objetivos de sua política de rancor. É o nós contra eles.

7- O POPULISTA MOBILIZA PERMANENTEMENTE OS GRUPOS SOCIAIS.
Mediante seu carisma, o líder mobiliza a população. A praça pública é o ambiente próprio para manipular a opinião pública, que sai convertida em rebanho dócil e submisso. Ali se produz o juízo público dos inimigos do povo e se anunciam as medidas arbitrárias do líder.

8- O POPULISMO RECORRE SISTEMATICAMENTE AO INIMIGO EXTERIOR.
Quando há problemas, para assegurar o apoio popular o Populista inventa inimigos. Usando uma retórica nacionalista, atribui os fracassos aos inimigos externos.

9- O POPULISMO DEPRECIA AS INSTITUIÇÕES.
 Baseado na verdade oficial, se instala uma ideia de justiça direta.. Manipula o Congresso e estimula o povo a fazer justiça com próprias mãos.

10- O POPULISMO DOMESTICA E DESTRÓI A DEMOCRACIA LIBERAL.
Busca ampliar a todo custo o espaço para exercer o seu poder. Quem se opõe é contrário  a uma suposta vontade popular. Da mesma forma, o líder busca manter-se no poder para todo o sempre.

Isso posto, convêm recordar: O General Golbery do Couto e Silva, cerca de 43 anos atrás, questionado sobre o que achava do metalúrgico Luiz Inácio, respondeu: "O Lula? Ah, esse é um bon vivant..."
João Antonio Pagliosa, diz: "Lula é sempre um bon vivant... É também, sempre um mau caráter! Seu surgimento em Garanhuns, em 1946, é a maior desgraça que aconteceu ao Brasil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário