sábado, 13 de maio de 2017

Suspeito de criar jogo Baleia azul diz estar a “limpar a sociedade”

Jovem russo convencia crianças a entrarem no jogo e é acusado de ter incitado 16 adolescentes a cometerem suicídio
Resultado de imagem para Suspeito de criar jogo Baleia azul diz estar a “limpar a sociedade”
O jovem de 21 anos que foi acusado de ter incitado 16 raparigas a cometerem suicídio na Rússia e é suspeito de ter criado o jogo Baleia Azul, disse estar a "limpar a sociedade". Philipp Budeikin confessou os crimes à polícia e disse que as suas vítimas eram "lixo biológico" e que estavam "felizes por morrer".
O jogo online Baleia Azul tem preocupado as autoridades de vários países pela forma como termina: o participante suicida-se.
Philipp Budeikin, também conhecido como Phillipp Lis (Lis significa raposa, em russo), foi detido em novembro, na Rússia. Desde então, o jovem tem recebido várias cartas de amor de raparigas adolescentes que dizem estar apaixonadas por ele, segundo o Daily Mail.
Por lei, as autoridades russas não podem impedir que Phillipp responda às cartas, entrando em contacto com as adolescentes.
Anton Breido, do comité de investigação russo, afirmou que Phillipp Lis "sabia exatamente o que tinha de dizer para conseguir o resultado que queria" com as vítimas. "Ele começou em 2013 e desde aí melhorou as táticas e corrigiu os seus erros", disse o investigador, acrescentando que Lis e os parceiros atraiam crianças para as redes sociais com vídeos.
"A missão deles era atrair o maior número de crianças possíveis e depois descobrir quais seriam as mais suscetíveis a manipulação psicológica", continuou o investigador, citado pelo Daily Mail.
"Por exemplo, de entre 20 mil pessoas, eles sabiam que a sua 'audiência' seriam apenas 20 pessoas", as crianças mais vulneráveis, explica Breido.Durante o jogo, os participantes devem obedecer cegamente a um curador, como Phillipp Lis, que os obriga a mutilarem-se e cumprirem tarefas como ouvir músicas psicadélicas, ver filmes de terror o dia inteiro e não falar com ninguém. Consiste numa série de 50 desafios que devem ser cumpridos em 50 dias. O último é cometer suicídio.
Acredita-se que o jogo foi criado na Rússia, e neste momento há relatos de vítimas no Brasil, no México, no Chile, na Colômbia, no Reino Unido, na China e em Portugal.
Há muitos grupos do jogo da morte Baleia Azul nas redes sociais, em grupos onde se português, inglês, francês, russo, castelhano e outros idiomas. Só um dos grupos espanhol encontrado pela BBC, tinha mais de 15 mil membros.
A procuradora-geral da República admitiu esta semana que "todos os dias" são sinalizados casos para investigação no âmbito do fenómeno da 'Baleia Azul' e há pelo menos oito vítimas portuguesas conhecidas.
A Polícia de Segurança Pública divulgou no Facebook conselhos para lidar com o jogo 'Baleia Azul'.
Fonte: DN
Foto: TWITTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário