segunda-feira, 19 de junho de 2017

360º- Tudo sobre o inferno de Pedrógão: "Encontrei dez corpos. Quatro ali, três lá em cima, outros dois ali. Não sei do meu filho..."

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
62 mortos. Podem ser mais. A tragédia do fogo de Pedrógão Grande faz-se de números monstruosos e histórias assustadoras. E a contabilidade, tal como o incêndio, está longe de estar terminada. O fogo mais mortífero de sempre em Portugal deixou um rasto de dor. O Observador  já está de novo em direto, neste liveblog, a seguir tudo o que se passa na zona dos incêndios. As últimas 36 horas ficaram relatadas aqui. Para já, isto é o que se sabe e o que ainda falta saber do inferno que deixou o país de luto e fez as capas dos jornais de todo o mundo.

Das últimas 32 horas, desde as primeiras notícias de sábado a esta manhã de segunda-feira, ficam os destaques da vasta cobertura do Observador: 

(O Observador está no terreno com os jornalistas Miguel Santos Carrapatoso, Tiago Palma e João Francisco Gomes e os repórteres de imagem e vídeo João Porfírio, Júlio Lobo Pimentel e André Casinhas, apoiados por toda a redacção)



Outra informação 

Houve um novo caso de atropelamento em Londres que está a ser tratado como sendo ataque terrorista. Uma carrinha atropelou pelo menos dez pessoas, fazendo um morto e vários feridos, todos muçulmanos, que saiam de uma mesquita. Eis a cronologia do que aconteceu. As dúvidas das autoridades e a cobertura dos jornais está a causar polémica: atentado ou acidente?

Tudo aconteceu na madrugada daquele que é o primeiro dia das negociações do Brexit. O revés eleitoral aumentou a pressão sobre Theresa May para enveredar por uma saída "mais suave". Mas o que é que isso pode querer dizer, na prática? O Edgar Caetano explica.

Na segunda volta das legislativas francesas, Macron tornou-se o novo rei sol. Os partidos que apoiam o novo presidente francês tiveram maioria absoluta, com a direita em segundo e o PS em terceiro. Foi o pior resultado de sempre dos socialistas, o que levou à demissão do líder do partido. Já Marine Le Pen foi eleita deputada pela primeira vez, mas só elegeu 8 deputados. 

A seleção portuguesa entrou com um empate na Taça das Confederações. Apesar de não ser nada de diferente do que aconteceu no Europeu, o 2-2 com o México não era o que Portugal merecia num dia como o de ontem. Para perceber o que nos espera agora, precisa de ler este texto do Bruno Roseiro.

Começam também hoje os exames nacionais. Como gerir a ansiedade? Estudar, comer bem, dormir muito e respirar fundo, dizem os especialistas.

Notícia ainda para a proposta que o Governo apresenta hoje aos sindicatos para regularizar os 100 mil precários.

Três notas internacionais:
No Mali, um atentado num resort de luxo causou dois mortos e duas dezenas de reféns que tiveram de ser libertados pela polícia.

Em Espanha, o reeleito Pedro Sánchez afastou todos os barões do PSOE dos órgãos directivos.

Nos EUAdemitiram-se seis conselheiros de Trump para a luta contra a sida.



Os Nossos Especiais

 


A nossa opinião

  • João Marques de Almeida escreve sobre "Portugal com 40 graus: o Benfica e a austeridade": "Há melhor Portugal do que aquele em que o Benfica é sempre campeão e os portugueses vivem felizes com a bondade consumista oferecida pelos socialistas?
  • Vasco Pulido Valente escreve sobre a "correção política" na tradução da Bíblia de Frederico Lourenço. "Porquê então desceu Frederico Lourenço a esta trapalhada? Pelo que havia de ser? Por causa da “sensibilidade de género”".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre o caso da sobrinha de Carlos César em "Aos Césares o que é dos Césares": "Por azar, o cepticismo de alguns acha a dádiva uma exibição de “cunhas” e descaramento, e coloca os parentes de Carlos literalmente na lama".


Notícias surpreendentes
Carlos Maria Bobone entrevistou Robert Service, o historiador que já escreveu sobre Lenine, está a escrever sobre Putin e acaba de publicar "O Último dos Czares".

What to Expect, a Bíblia da gravidez, chegou a Portugal depois de 18 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.

Os millennials trouxeram de volta o espírito da década de 90. Que era assim.

Há dez paisagens no mundo que já desapareceram ou estão em risco. Recorde-as em 30 fotos que as imortalizam.


O dia vai continuar a ser marcado pela tragédia de Pedrógão Grande. No Observador terá as notícias, as reportagens e as histórias que contam 

Um dia bom, o melhor possível
 
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário