terça-feira, 27 de junho de 2017

Hora de Fecho: Petya. Ataque informático atinge vários países

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Banco Central da Ucrânia alertou para ataque contra bancos, empresas e distribuidora de eletricidade. Ataque já chegou a Espanha. Será uma nova versão do software malicioso WannaCry, chamada Petya.
Conclusões do relatório do SIRESP garantem que "desempenho da rede esteve à altura da complexidade do teatro das operações" e que o serviço "não teve interrupções" no incêndio de Pedrógão Grande.
Caixa negra das comunicações no incêndio de Pedrógão Grande revela falhas graves e constantes. Ministra ordenou estudo ao funcionamento do SIRESP.
Trovoadas como as de Pedrógão Grande são a principal causa de grandes fogos no Alasca e norte do Canadá. E são cada vez mais comuns desde 1975. A culpa é das alterações climáticas, diz a NASA.
A ministra da Administração Interna exigiu um estudo independente ao funcionamento do SIRESP e uma auditoria pela Inspeção-Geral da Administração Interna à Secretaria-Geral Administração Interna.
O incêndio em Doñana, em Espanha, começou a lavrar uma semana depois do fogo de Pedrógão Grande. Demorou três dias até estar dominado e não fez vítimas.
Michel Temer foi acusado de corrupção passiva pelo Procurador-Geral da República do Brasil. PGR diz ter "provas abundantes" contra o presidente brasileiro. Em causa está uma mala com 500 mil reais.
Explicador. As ruas estão contra Temer e a Procuradoria brasileira acusa-o agora de corrupção passiva. Porém, tem do seu lado o sistema e uma maioria no Congresso. Mas por quanto tempo?
Comissão organizadora das Festas da Amizade e presidente da Câmara garantem que não houve "touros de fogo" - e queixam-se de ataque nacional. Ministério Público já abriu inquérito-crime.
Investigadores da Universidade de Western, no Canadá, estão a fazer um estudo sobre como a falta de sono afeta o nosso cérebro. Qualquer pessoa pode participar. Como? Online, claro. 
Opinião

Rui Ramos
Ao fim de uma semana, tivemos desculpas do líder da oposição por um comentário, mas nem uma palavra de contrição do governo pelo descontrole que matou 64 pessoas e deixou mais de 200 feridas.

Laurinda Alves
Resgatar bens e vidas não passa apenas por salvar pessoas e animais, tirando-os dos escombros. Falta reorganizar e reconstruir. Falta ouvir, conversar, validar sentimentos e perdas, avaliar cada caso.

Helena Matos
O imprevisível tornou-se no terror do Governo. Porque é o imprevisível que expõe o logro desse Estado cheio de “meninas César" que gasta metade da riqueza nacional e desaparece quando gritamos Socorro

Paulo de Almeida Sande
A velhice na sociedade actual, que nos chama velhos aos 40 e nos condena a um longo ostracismo até que a vida natural em nós se apague, 50 ou 60 anos mais tarde, é um longo, lento e doloroso naufrágio

José Ribeiro e Castro
Os concelhos de Leiria mais atingidos (Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera) que perderam, cada um deles, entre 30% a 40% da sua população desde 1981 até ao último censo de 2011.

7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário