segunda-feira, 31 de julho de 2017

360º - A vitória de Maduro num dia sangrento na (e para a) Venezuela; as reações ao Huaweigate; e um dia decisivo para Ronaldo

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!

Enquanto dormia... 
... 14 mortos em 24 horas, protestos violentos e uma "enorme repressão" marcaram o domingo sangrento de votação na Venezuela. Uma votação sem oposição, em que o governo fala em mais de 8 milhões de votos e a oposição em 90% de abstenção, e que deve dar a Maduro o que ele queria: a possibilidade de mudar a Constituição e ter poderes para quase tudo. Mas as fotos revelam um país à beira da rebelião. É um tema que vamos obviamente seguir ao longo do dia (e dos próximos dias).

Nos jornais desta manhã, o El País diz que Maduro fez um "autogolpe" e um "xeque à democracia", o El Mundo escreve que "está cumprido o sonho de criar um sistema ditatorial cubano", oEl Español chama-lhe "falsa eleitoral e morte da Venezuela", oThe Guardian fala em "vergonha".


Hoje é dia de Ronaldo. A partir das 10h30, o jogador vai depôr em tribunal sobre a acusação de fuga ao fisco. Em causa estão 14,7 milhões de direitos de imagem não declarados em Espanha entre 2011 e 2014 que lhe podem valer uma pena até 7 anos de prisão. Ontem, o jornal AS garantia, citando fonte próxima do jogador, que Ronaldo não vai ceder nem pagar o que a justiça espanhola lhe exige: "É inocente e irá até ao fim." A Marcafala no dia "mais duro" para CR7. O El Mundo escreve que a justiça não vai acreditar que não sabia o que estava a assinar.

Na atualidade nacional, destaque para a notícia de que o ex-presidente da Junta de Campolide foi condenado a cinco anos e meio de prisão efetivaFausto Santos (PSD) levou a mulher num cruzeiro às ilhas gregas e pôs parte da despesa nas contas da junta de freguesia, além de ter gasto nove mil euros em jantares, num total de seis crimes de peculato, dois de falsificação de documentos, um de prevaricação e outro de abuso de poder. A notícia é do Público, citando os juízes do Tribubal Judicial da Comarca de Lisboa.


Uma última referência para a entrevista de Cristina Casalinho ao Eco. A presidente do IGCP diz que Portugal só "daqui a um ano pode esperar melhorias no rating".




Outra informação importante 
No Huaweigate, o deputado do PSD Sérgio Azevedo, sob pressão de Passos Coelho, enredou-se em justificações que não adiantam nada em relação ao escândalo revelado pelo ObservadorO líder do PSD exigiu ser esclarecido sobre o caso das viagens pagas pela marca de telemóveis chinesa ao vice-presidente da bancada do PSD (e também ao presidente da junta da Estrela e a um vereador do PSD em Oeiras). Sérgio Azevedo já as deu, já voltou a justificar-se, mas tudo está na mesma.

Marques Mendes acha que foi o momento em que Marcelo mais se distanciou do governo. Referia-se à entrevista de 16 páginas do Presidente da República ao DN deste domingo, em que Marcelo voltou a exigir que os casos do assalto a Tancos e dos mortos no fogo de Pedrógão Grande sejam cabalmente esclarecidos depois das investigações em curso. E também falou das comissões da CGD e do uso da "bomba atómica".

Marcelo que voltou a estar na liderança política dos incêndiosO Presidente foi este fim de semana a Nisa, o último dos locais devastado pelo fogo, depois de ter estado em Mação, e'marcou' o debate sobre os fogos para depois do verão.

Além dos incêndios, há outros debates políticos em curso. O principal passa pelas novas regras do Rendimento Social de Inserção, entras elas a que permite atribuir o RSI a quem tenha carros ou barcos de valor superior a 25 euros. O CDS já pediu um debate no Parlamento sobre esta mudanças, segundo o Público. Mas há mais novidades que mexem no bolso dos portugueses já a partir de amanhã, 1 de agosto.

Lá fora também é notícia a expulsão por Putin de 755 diplomatas americanos da Rússia, como retaliação às sanções aprovadas pelo Congresso dos EUA e que Donald Trump tem agora de vetar ou aprovar.

Mas a Rússia não é a única dor de cabeça para Trump: depois de lançar um novo míssil balístico que atingiu o mar do Japão, a Coreia do Norte ameaçou os EUA com uma "ação energética". Trump enviou bombardeiros para o mar da Coreia e acusou a China de nada fazer contra Kim Jong-un.

No bloco do desporto, começo pelo futebol da pré-época e com as más notícias para o Benfica, que voltou a perder: já são quatro derrotas consecutivas e 14 golos sofridos; o FC Porto segue em caminho contrário: goleou o Deportivo da Corunha na apresentação aos sócios com a ajuda do camaronês Aboubakar; sábado, o Sporting também se mostrara em Alvalade com uma vitória e bons sinais antes do arranque da temporada.

O fim de semana também ficou marcado pelos resultados dos mundiais de natação, onde parece ter emergido um novo Michael Phelpschama-se Caeleb Dressel, tem 20 anos, nasceu na Flórida e igualou o seu ídolo ao conquistar 7 medalhas. Problema: hoje tem um teste de álgebra.




Os nossos especiais

Maria João Avillez entrevistou Miguel Albuquerque. O presidente do Governo Regional da Madeira, ex-delfim de Alberto João Jardim com quem se zangou, toca piano, cria rosas, vem de uma família que mistura anti-salazaristas e católicos e critica António Costa, Passos e Marcelo.

No combate aos incêndios, o Pedro Jorge Castro e o João Porfírio foram ouvir o que os espanhóis que andam nos fogos dizem dos portugueses. Há elogios a Marcelo e aos voluntários, mas também reparos à falta de caminhos corta-fogo e à má forma física de alguns bombeiros.
 



A nossa opinião


  • José Manuel Fernandes escreve em defesa do papel dos jornais: "O que se saberia sobre Pedrógão Grande ou favorecimentos políticos sem (entre outras) as reportagens de Público, Expresso e Observador? É a imprensa portuguesa quem ainda oferece dignidade ao regime".
  • Helena Matos escreve sobre o aproveitamento político: "O aproveitamento político é de facto o nosso maior problema. Falimos várias vezes, morreram dezenas de pessoas num incêndio florestal, mas o que é isso quando comparado com o aproveitamento político?".
  • João Marques de Almeida escreve sobre Marcelo: "Chegando a PM após perder eleições, Costa colocou-se numa posição de fraqueza em relação a Marcelo, eleito pela maioria dos portugueses. A presidencialização do regime pode ser o preço da geringonça".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre o acampamento de verão do Bloco: "Ano após ano há dois rituais infalíveis: um é o acampamento de Verão do Bloco de Esquerda, o outro é a minha crónica a pretexto. A rapaziada do BE não desiste. Eu não resisto. Tudo ali é engraçado".
  • João Carlos Espada volta a dar sugestões de livros para as férias: são "seis livros tranquilos que partilham uma comum disposição: a preferência civilizada pela evolução gradual e institucional, em detrimento da mudança abrupta e revolucionária".



Notícias surpreendentes
Para quem ainda não fez planos de férias, que tal conhecer os 15 novos hotéis que abriram este ano em Portugal? Há sugestões de eco-resorts de cinco estrelas, no meio das árvores ou em cima do mar.

Para outro tipo de interessados, a Câmara de Lisboa vai leiloar 42 carros a partir de 500 euros. Na lista há um Carocha de 1968, mas a maioria tem problemas — danos no interior ou na carroçaria –, boa parte está imobilizada “por causas desconhecidas” e alguns nem sequer têm chaves ou documentos.

A ficção completa de Mário-Henrique Leiria foi editada pela E-Primatur. O Nuno Costa Santos já a leu e anotou isto.

Continuam as antecipações e revelações do documentário do Channel 4  “Diana, nas suas próprias palavras”. A última inclui detalhes íntimos da vida sexual da princesa com o príncipe Carlos.



Do passado passamos para o presente, já que a moda dos vídeos virais destruiu este pequeno paraíso na Suíça.

Agora que já tem o resumo informativo do dia, acompanhado de algumas boas sugestões e outras tantas propostas de leitura pausada, passe pelo Observador para se manter a par de toda a atualidade

Boa segunda-feira, feliz e produtiva (ou boas férias, se for caso disso)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário