segunda-feira, 31 de julho de 2017

Dos tempos quentes em Caracas ao pensamento de Eduardo Lourenço

P
 
 
Enquanto Dormia
 
Diogo Queiroz de Andrade, Director adjunto
 
Olá bom dia!
nas próximas duas semanas terei o prazer de ser o anfitrião das suas notícias matinais, até que o David Dinis regresse das muito merecidas férias. Vamos a isto, começando com uma rapidíssima

Volta ao mundo

Todos os olhos estão postos na Venezuela, para onde Portugal tem mais 400 mil razões para olhar. A onda de violência não inibiu o discurso triunfal do Presidente Maduro, que já voltou a chocar de frente com a oposição que grita fraude face aos resultados anunciados. Quem também não reconhece os resultados é a maioria da comunidade internacional, com os americanos a garantir que vão reforçar sanções contra Caracas. Vale a pena também ler o excelente texto de Rui Tavares, que analisa a deriva corrupta de Nicolás Maduro. A única certeza é que as manifestações vão continuar e o país vai ficar cada vez mais próximo de derivar para uma guerra civil.  
E do outro lado do mundo é na península da Coreia que decorre mais um exercício de geopolítica: Donald Trump diz que a China não faz nada para para impedir a Coreia do Norte e por isso enviou bombardeiros para exercícios conjuntos com os japoneses.  
E como amor com amor se paga, os russos retaliaram as sanções americanas, devolvendo a Washington 755 diplomatas. Bem mais preocupante é o anúncio da ilegalização da tecnologia VPN por Vladimir Putin, numa acção que reforça a tentativa de controlo dos cidadãos russos.     

Do dia

Voltemos a Portugal. Hoje ficámos a saber que vai finalmente regressar a ligação por barco entre Portimão e o Funchal, agora que o governo regional da Madeira se prepara para lançar novo concurso internacional para uma viagem feita em menos de 24 horas. 
O João Pedro Pincha conta a história de um ex-autarca lisboeta condenado a prisão efectiva por falta de "responsabilidade e ética" na gestão da Junta freguesia de Campolide, de onde desviou dinheiro para um cruzeiro, jantares e um livro que nunca chegou a existir. Ainda na política, o CDS/PP quer discutir no Parlamento as medidas que vieram facilitar o acesso ao Rendimento Social de Inserção, pelo que o tema deve voltar a ocupar a agenda já em Setembro.
Duas notícias importantes que se relacionam com a saúde: Há mais doentes a ser autorizados a fazer tratamento no estrangeiro, história contada pela Ana Cristina Pereira, que também fez uma reportagem com um doente especial; e existe preocupação com as dioxinas provocadas pelo enorme incêndio de Pedrógão, graças ao risco de contaminação de alimentos.  
Também lhe recomendo a entrevista de Cristina Casalinho ao Eco, em que aborda a excessiva dependência portuguesa do financiamento externo e as expectativas face à melhoria do rating nacional.

As notícias do Verão
Em tempos de Verão há más notícias sobre o calor. Ainda nem entrámos em Agosto ejá morreram 12 pessoas nas praias, a maioria vítima de afogamento, como conta o Samuel Silva. É um grande aumento face aos últimos anos e o suficiente para fazer soar os alarmes na Autoridade Marítima, que já começaram a dar formação nas praias sobre a principal causa de afogamento. Se não sabe o que é um agueiro, aproveite para aprender
Outra má notícia que o calor nos trouxe tem a ver com a grave seca continuada no interior do país. A situação é de tal forma grave que em Mértola, por exemplo, falta água até para amassar o pão.
Para equilibrar as más notícias deixo-lhe duas boas referências em tempos de calor. Se está a pensar ir até ao Algarve para cumprir a canícula de Agosto, pode guardar este artigo onde a Francisca Gorjão Henriques nos mostra como são e o que há nos mercados algarvios. E para compensar alguns excessos, em mercados ou não, fique com o essencial guia de sobrevivência alimentar que está cheio de dicas para limitar as cedências ao pecado da gula.

Leituras longas

A primeira recomendação que lhe deixo tem de ser a que mereceu grande parte da nossa primeira página de hoje. A Isabel Lucas inicia um ciclo de entrevistas especiais com o incontornável Eduardo Lourenço, em que se fala de Portugal (muito), de futebol (um bocadinho), de outras artes (outro poucochinho) e de felicidade também. Não perca as palavras de uma conversa que, acredite, fica na cabeça. 
Também lhe recomendo a opinião de José Manuel Fernandes no Observador. Tem a ver com a importância do jornalismo, tema que tem provocado alguma agitação nos tempos recentes e que também já tinha motivado um bom texto do Filipe Santos Costa no Expresso.
Fugindo do nosso retângulo, ficam duas propostas muito diferentes. Não devem ter visto a nossa Joana Gorjão Henriques a participar numa sessão sobre o racismo que foi das mais importantes da Festa Literária de Paraty, não só pelo tema mas principalmente pela intervenção de uma professora que resumiu muito do que é preciso dizer sobre os problemas raciais. O Globo fez um belo texto e no vídeo está a intervenção de dona Diva. 
E como as leituras que nos fazem pensar podem ter argumentos frívolos, deixo um texto do Financial Times sobre o fosso de gerações na utilização dos emojis (texto em inglês, com acesso pago). O tema revela bem mais do que parece sobre a adesão à tecnologia, a relação com a linguagem e a aprendizagem da ironia.
Amanhã há outra newsletter, até lá há mais 24 horas cheias de notícias importantes. Por isso, encontramo-nos aqui. Até já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário