quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Se estiver cansado de tudo, por favor, leia isto.

tumblr_n2z7jv9jsh1r8tgjyo1_500
Quando falamos em cansaço, logo vem à mente o cansaço físico, mas não é nesse sentido que continuaremos este texto, porque às vezes, o cansaço psicológico magoa tanto quando o cansaço do corpo.
Existem momentos nas nossas vidas que nos esgotamos de tal maneira que acabamos ficando sem forças, querendo simplesmente pular um período da vida, dormir e acordar quando tudo estiver melhor. A vontade é manter distância do mundo, porém acabamos descobrindo que essa não é a melhor opção, pois está longe da solução.
O mundo em que vivemos é extremamente cansativo. É muito ingrato. É possível cansar simplesmente por viver nele e assistir diariamente tantas coisas ruins acontecendo, que passa olhar só o lado negro. Está cansado de amar muito, dar algo ao mundo que nunca lhe dá nada em troca. Está cansado da incerteza e da monotonia da vida quotidiana.
Talvez costumasse acreditar, talvez vivesse cheio de belas esperanças, pensando que o optimismo superava o cinismo e sentia-se pronto para recomeçar. Mas, após ter o coração despedaçado, promessas não cumpridas e planos fracassados, sentes que perdeste tudo. O mundo nem sempre lhe tem sido bom, perdeu mais do que ganhou e agora não sente absolutamente nenhuma inspiração para tentar novamente. Entendo.
No fundo, estamos todos cansados. Cada um de nós. Ao chegar a uma certa idade, não somos mais do que um exército de corações partidos e almas dolorosas procurando desesperadamente a harmonia. Queremos mais, mas estamos cansados demais para pedir. Não gostamos de onde estamos agora, mas estamos com muito medo de começar algo do início. Temos de assumir riscos, mas sentimos medo de ver como tudo em nosso redor pode simplesmente desmoronar. No final, não temos certeza de quantas vezes podemos começar tudo de novo.
A verdade é que, às vezes, cansamos uns dos outros. Estamos cansados dos jogos que jogamos, das mentiras que contamos a nós mesmos, da incerteza que semeamos entre nós. Não queremos usar máscara, mas tão pouco queremos continuar a ser tolos e ingénuos. Temos de jogar os nossos odiados papeis e fingir sermos alguém, porque não temos certeza da nossa escolha.
Sabemos o quão difícil é seguir fazendo algo ou fingir fazer novas tentativas, quando já estão acabando as forças mentais. E aqueles ideais optimistas que estavam tão próximos parecem inatingíveis e ilógicos. Mas já que está tão perto de desistir de tudo, pedimos uma coisa: tente de novo, com todas as suas forças!
Uma grande verdade é que somos muito mais resistentes e alegres do que podemos imaginar e isso é uma verdade inquestionável. Somos capazes de dar mais amor, mais esperança, mais paixão do que damos hoje. Queremos resultados imediatos e desistimos senão os vemos. Estamos desapontados com a falta de respostas e deixamos de tentar.
Entende que nenhum de nós consegue estar inspirado todos os dias? Todos ficamos chateados e cansados. O facto de sentir-se exausto e cansado da vida não significa que esteja imóvel. Cada pessoa que já admirou, quando procurou os seus sonhos, também já falhou algum dia. Mas isso não o impediu de alcançar os seus objetivos. Não desista, não importa o que esteja fazendo, seja uma tarefa comum ou planos grandes e magníficos.
Quando estiver cansado, vá devagar. Mova-se com calma, sem pressa. Mas não pare! Está cansado por razões objectivas. Sente-se esgotado porque está mudando e fazendo muitas coisas. Está exausto porque está crescendo. Algum dia este crescimento poderá realmente inspirar-lhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário