sexta-feira, 1 de setembro de 2017

360º - Bava terá devolvido 18,5 milhões ao saco azul do GES depois de se saber das investigações. Atentado em Lisboa? Alertas, rumores e desmentidos

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
O fecho do mercado prolongou-se pela madrugada - e pela manhã. A esta hora, ainda não há certezas sobre a transferência de Adrien para o Leicester: existe acordo entre os dois clubes, mas é preciso o OK final. No Observador, estivemos a seguir todos os acontecimentos ao minuto num liveblog.


Uma das figuras do dia de ontem foi Gabigol, que agora segue para o Benfica. O Bruno Roseiro conta a história do miúdo que marcou mais de 600 golos na formação e foi uma cópia de Neymar até chegar à Europa.

Esta sexta-feira há mais novidades, até porque o mercado espanhol só fecha hoje.

Ainda temos que falar mais sobre futebol: ontem à noite, Portugal venceu as Ilhas Faroé por 5-1 num jogo de qualificação para o Mundial. Na crónica do jogo, o Tiago Palma explica que o apuramento ainda não está garantido.

Para Ronaldo, foi especial: com um hat-trick, ultrapassou Pelé em golos na seleção (tem agora 78) e entrou no top-5 dos maiores marcadores. Próximo objetivo: ultrapassar os 79 de Chitalu e os 80 de Kamamoto para chegar aos 84 de Puskás.


Informação relevante
Zeinal Bava - que recebera 25,2 milhões de euros do 'saco azul' azul do GES - terá devolvido 18,5 milhões a 20 de janeiro de 2015. Porque é que a data é importante? Porquepouco antes tinham surgido as primeiras notícias sobre a investigação a pagamentos não documentados feitos pela ES Enterprises (o outro nome do 'saco azul').

O dia de ontem foi de alertas, de rumores e de desmentidos. Afinal, as autoridades entraram ou não em acção por causa de uma ameaça terrorista iminente em Portugal?

  • Tudo começou com uma onda de mensagens por Whatsapp e Fecebook a referir que hotéis e embaixadas em Lisboa tinham sido avisados de que algo de grave estaria para acontecer. As fontes referidas nessas mensagens iam de uma “amiga cuja mãe trabalha numa embaixada” a um amigo com um “cargo de alta informação do Estado”, passando por “um que trabalha no SIS” e pela "irmã da Maria que trabalha no Tivoli".
  • Perante a inquietaçao provocada por estes rumores insistentes, Helena Fazenda, secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, emitiu um comunicado a assegurar que o grau de ameaça terrorista “se mantém em grau moderado”. O Presidente da República, o primeiro-ministro e a ministra da Administração Interna também falaram para dizer mais ou menos o mesmo.
  • Que factos podem explicar o que aconteceu?
  1. Uma fonte do SIS (Serviço de Informações e Segurança) disse ao Observador que “foram detetados sinais que obrigaram a apertar a malha de controlo, mas não foi detetada a presença de qualquer comando ou elemento com ligações a movimentos terroristas em território nacional”. ODN de hoje refere uma informação "difusa" que terá chegado ao SIS.
  2. Na quarta-feira, houve uma reunião da Unidade de Coordenação Antiterrorismo, de onde saiu a decisão de manter o grau de alerta.
  3. A PSP reforçou a sua presença um pouco por todo o país com a justificação de que se aproximam vários eventos que mobilizarão milhares de pessoas. O Expresso escreve que "houve uma referência a Lisboa em 'meios habitualmente frequentados por islâmicos', tal como já aconteceu no passado, e que foi isso que levou ao reforço do policiamento".

Marcelo Rebelo de Sousa respondeu ontem a Cavaco Silva. E usou a fórmula habitual: primeiro disse que não ia comentar e a seguir comentou. Não foi suave. Depois de o ex-Presidente ter falado em "verborreia frenética", naquilo que foi visto como uma crítica ao actual Presidente, Marcelo disse isto: "Se os sucessivos Presidentes da República não têm o respeito naquilo que dizem uns dos outros em termos de forma e de conteúdo acabam por não se fazerem respeitar pelo povo".

Sérgio Sousa Pinto esteve ontem à noite na  Universidade de Verão do PSD e discursou para os jovens social-democratas. Resumo: criticou a realização de primárias nos partidos, ironizou sobre as "companhias exóticas" do PS na "geringonça" e recordou elogiosamente os consensos com o PSD.

O secretário de Estado das Florestas quer usar os bombeiros para limpar matas e prevenir fogos. "Temos de trazer a lógica do combate para a prevenção", disse Miguel Freitas ao Público.

Em Espanha, continua a polémica sobre se a polícia catalã foi ou não avisada de um atentado iminente nas Ramblas. Afinal, apesar do desmentido de ontem das autoridades, terá mesmo existido um alerta da CIA dois meses antes do ataque.

Tu expulsas, eu expulso. Os Estados Unidos mandaram a Rússia fechar o consulado em São Francisco depois da redução do pessoal diplomático americano em Moscovo no mês passado.

É mais uma decisão estranha da Coreia do Norte. Um tribunal condenou à morte quatro jornalistas por causa de artigos sobre um livro que critica o regime. Detalhe: os jornalistas são sul-coreanos e o tribunal avisa que “a execução será levada a cabo em qualquer momento e em qualquer lugar". Seul já garantiu que vai proteger os seus cidadãos.


Os nossos Especiais

Desde 1815, quando a tentativa de dominar o mundo de Napoleão foi derrotada, que se tenta estabelecer uma forma de governação global. Como havemos de viver juntos? É dessa pergunta que parte o livro "Governar o Mundo". Neste Especial, o José Carlos Fernandes explica o que correu bem e o que correu mal.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre Cavaco Silva, a “força da realidade” e a “revolução socialista”: "A realidade, como explicou Cavaco Silva, acaba sempre por derrotar a ideologia. Mas a ideologia no poder, como estamos a ver em Portugal, também tem meios de minar e viciar a realidade".

Diana Soller escreve sobre a crise na Coreia do Norte:"Numa jogada hábil, Pequim segurou Kim Jong-un e relegou Washington do papel de líder dos países que pretendem travar o desenvolvimento nuclear na região para o de instigador do conflito".

Na coluna Economia em dia com a Católica-Lisbon, David L. Patient escreve "Gerir conversas difíceis": "Aprender a discutir assuntos difíceis é um investimento que todos os líderes devem fazer, de forma a fortalecer relacionamentos e aumentar a motivação e o desempenho nas nossas equipas e organizações".


Notícias surpreendentes

Estamos em setembro e chegou a hora de nos afundarmos no sofá. Combinamos assim: nós tratamos das sugestões e vocês tratam das pipocas, pode ser?Então, aqui vai a lista do André Almeida Santos com as 19 séries que não pode perder. Há “Fear The Walking Dead”, “American Vandal” e também a terceira temporada de "Narcos". O que nos leva a...

... este artigo com tudo o que precisa de saber sobre os novos episódios de "Narcos". Fique a saber quem sai e quem entra, quem são os bons e os maus - e ainda qual é o papel do actor português Pêpê Rapazote. O que nos leva a...

... esta entrevista do Observador a Pêpê Rapazote. Ele garante que  "quem já fez novelas em Portugal está preparado para a guerra".

Começa hoje o festival Lisb-ON. O Parque Eduardo VII volta a ser uma pista de dança com música eletrónica.

No novo "A Fever Dream", os Everything Everything continuam a dizer mal da vida, aos gritos. O Pedro Esteves dá-lhes quatro estrelas.

Vem aí o outono, mas não precisa de ficar em baixo. Estas 20 tendências de moda são os melhores anti-depressivos. Há flores, cortes assimétricos e muito mais.

Chama-se Local, é o primeiro restaurante a solo do chef André Lança Cordeiro e só tem uma mesa de dez pessoas.O Diogo Lopes dá-lhe os detalhes.

O céu está mais colorido, as ruas mais limpas e as luzes mais brilhantes. Mas é tudo falso. Veja como um fotógrafomanipulou 18 imagens que parecem perfeitas.

E prepare-se para mais um fim-de-semana de calor. Já sabe que hoje, no sábado e no domingo estamos sempre aqui. E eu volto na segunda-feira.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário