sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Qual a missão do jornalista?

Publicado: Quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

"Um bem precioso: a informação. Em qualquer país, rico, pobre, democrático ou não, o jornalista tem esta tarefa. De importância ímpar para criar influencia no metabolismo social. Formadores de opiniões em sua vida profissional a atividade do jornalista produz interpretação da realidade, vontade, indução de intenções, valores e comportamento.
É o jornalista que em cada sociedade ajuda a produzir cultura, construir ou desconstituir movimentos coletivos. Muitas vezes a palavra de um jornalista legitima relações de poder estabelecidas. Portanto, a missão do jornalista é de relevante função social". (Ângela Abreu, radialista. Atualmente trabalha da FM90, de Salto)

"O jornalista tem como missão levar ao conhecimento público os fatos e acontecimentos de forma a esclarecer a sociedade sobre sua natureza, os motivos pelos quais eles estão acontecendo e as consequências que eles trazem para o nosso cotidiano. Para tanto, o jornalista utiliza-se de técnicas próprias, desde a investigação dos fatos, passando pela redação, até a edição. Um bom trabalho jornalístico é aquele que rende feedback, aquele que provoca o leitor no sentido de ele procurar saber mais sobre o assunto ou ter algum outro tipo de reação, formalizando uma espécie de interação. Acredito que quando o jornalista cumpre esse papel, dentro dos princípios éticos e sabendo respeitar o seu leitor, o que é fundamental, ele cumpriu muito bem o seu papel".

(Antonio Rafael Júnior é Diretor do Departamento de Comunicação Social da Prefeitura da Estância Turística de Itu)

"Cumpre ao jornalista, ao ser eminentemente ético, tentar suprir o máximo possível das carências do leitor, com informações seguras"(Bernardo Campos, jornalista com extensa colaboração na imprensa local)



"É contar histórias, é transformar vidas, é viver a dura realidade e fazer isso com muito amor e paixão." (Camila Bertolazzi, estudante de jornalismo pela Universidade de Sorocaba e estagiária do site www.itu.com.br)

“Contar histórias que façam a diferença e provoquem reações. Não tem nada melhor do que mudar uma realidade porque o seu trabalho provocou aquilo”. (Carla Campos é editora do Jornal Bom Dia Itu)

"Uma vez um antigo professor disse uma frase interessante, que define bem o que é ser jornalista: "se um médico erra numa cirurgia, o paciente pode sofrer graves conseqüências e até morrer. Se um jornalista erra, uma comunidade toda sofre as conseqüências desse erro...". A complexidade de ser jornalista se dilui em: profissionalismo, seriedade (respeito), imparcialidade e checagem de dados". (Carolina Padreca, assessora de imprensa do Teatro Montécnica, de Salto)

"Apesar de não ser jornalista diplomado, vivo esse dia-a-dia na pele como editor da Circuito on Line. O jornalista é uma espécie de serviçal a serviço de um rei – o fato. Trabalhar com informação não é fácil. Um profissional da imprensa deve, de forma isenta, defender as ideias nas qual acredita sim. E quanto mais ideias divergentes estiverem em cena no tabuleiro da informação, melhor para a democracia. Essa é a sua missão". (Claudiney Bravo, editor da Circuito on Line)

"Pra mim, é definitivamente ajudar a tornar o mundo melhor. Existe uma frase famosa, não me lembro de quem, que diz: “Aquilo que eu contemplo, eu me torno. Aquilo que eu me torno, eu contemplo”. Nesse sentido, me sinto extremamente responsável pela palavra que expresso, pois ela – e todas as palavras do mundo - tem um peso, uma força, uma reação. Assim como somos responsáveis por escolher o alimento que colocamos em nosso corpo, somos responsáveis pela escolha dos assuntos que conversamos, divulgamos, ouvimos e vemos. Como jornalistas, podemos escolher a cor do mundo que queremos pintar. Não é fácil, mas é possível".(Deborah Dubner - escritora e editora do itu.com.br)

"A missão do jornalista é sagrada! Não realizamos nenhum milagre. Apenas trabalhamos com vontade de fazer bem o que deve ser feito.
Nos últimos anos, o mercado de trabalho para os jornalistas ganhou um novo espaço no mundo virtual e passou a exigir novas habilidades do profissional. Rapidez, segurança, visão ampla em selecionar e apurar informações. Além da bagagem do repórter tradicional, ele deve ter o olho do fotógrafo, o domínio do texto e o discernimento do editor. A principal missão é fazer história onde a história parou". (Ditinha Schanoski é Diretora comercial e colunista social do centenário Jornal “A Federação” e ativista em diversas ongs e associações).

Fonte: ITU

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