terça-feira, 12 de setembro de 2017

360º - O 'duplex' de 645 mil euros que Medina não declarou; o Carpool Autárquicas com Ilda Figueiredo; e, claro, o dia do novo iPhone (já criticado)

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a ONU aprovou as sanções mais severas de sempre contra a Coreia do Norte. Mesmo fazendo algumas concessões à Rússia e à China, 90% das exportações norte-coreanas estão agora proibidas, entre elas o embargo ao gás natural. Coreia do Sul e Japão falam em aviso.


Em França, Emmanuel Macron enfrenta hoje os primeiros grandes protestos da sua presidênciasão quatro mil greves e 180 manifestações nas ruas contra a lei laboral recentemente aprovada.

No Reino Unido, Theresa May conseguiu aprovar no Parlamento o Brexit mais duroA primeira votação crucial da lei que acaba com a supremacia do direito europeu no Reino Unido passou por 36 votos de diferença, 326 vs 290. Foram horas de debate aceso noite dentro, que mostraram os vários partidos muito divididos.

Em Espanha, o dia de ontem ficou marcado pela grande marcha do Diada, o dia da Independência da Catalunha, que juntou nas ruas de Barcelona milhares de pessoas em defesa do referendo à independência. O Governo espanhol já deu instruções à polícia catalã -- os Mossos -- para impedir a votação prevista para dia 1 e a polícia antidistúrbios na Catalunha foi reforçada.

Por cá, uma notícia do futebol fora de campo (falo mais adiante do outro, se me dão licença): o Benfica interpôs uma providência cautelar contra o FC Porto para que não sejam revelados mais emails e pede um milhão de euros por cada comunicação que for tornada pública. Mas a juíza só decidirá depois de ouvir os portistas. A história está no JN.

Um sismo de pequena intensidade voltou ontem a sentir-se em Portugal. A região agora atingida foi a de Portimão, mas o grau 3,6 do abalo não causou estragos.


Outra informação importante 
É mais uma falha na transparência exigida a titulares de cargos públicos: Fernando Medina não declarou no Tribunal Constitucional a compra de um 'duplex' no valor de 645 mil euros. O atual presidente da Câmara de Lisboa e candidato socialista ao cargo nas autárquicas de dia 1 apenas informou o TC do pagamento do sinal de 220 mil euros, mas não fez a devida retificação quando a aquisição do andar se concretizou como a lei obriga. Em respostas ao Rui Pedro Antunes, Medina diz achar que fez tudo correto.

E a pouco mais de 15 dias das eleições, há mais uma entrevista no Carpool Autárquicas do Observador: com Ilda Figueiredo, a candidata da CDU no Porto. Na viagem pelas ruas da Invicta com o Miguel Santos Carrapatoso, a histórica comunista falou de "falta de transparência" de Rui Moreira (que diz dever um pedido de desculpas à CDU), da crise de identidade de Pizarro e da inexperiência do Bloco. O best of de Ilda Figueiredo no lugar do pendura pode ser visto aqui.

Ainda no capítulo autárquicas, o Observador estreou uma nova rubrica: a das promessas por cumprir. Através deste formulário (que está também no final da newsletter), pedimos aos leitores que nos façam chegar denúncias de incumprimentos dos seus presidentes de câmara. Das centenas de informações que estamos a receber, escolhemos as mais relevantes e publicaremos, até às eleições, o escrutínio. Neste primeiro caso, o João Francisco Gomes foi até Vila Verde, onde António Vilela prometeu saneamento para 75% das casas do concelho em 2009, repetindo a promessa em 2013 e 2017. Mas chegou à conclusão que o saneamento ainda só está em 30% das habitações.

E as câmaras estão cada vez mais endividadas. Segundo os dados provisórios da Direcção-Geral das Autarquias Locais relativos a 2016 que o Público hoje divulga, dez autarquias concentram 40% dos pagamentos em atraso e em média demoram 11 meses a pagra. Entre as câmaras com mais dívidas, oito são socialistas.

Não há como fugir ao evento que vai marcar o dia de hoje: às seis da tarde vamos conhecer o novo iPhone. Vamos seguir a apresentação em direto no Observador, com todas as revelações ao segundo, mas até lá pode ler já algumas críticas mais negativas que se estão a multiplicar nas redes sociais: a maior parte dos utilizadores fala de um telefone "ridiculamente caro" e "igual aos outros". Caso queira voltar a perceber o que já se sabe deste 'Ferrari' da Apple,  deixo-lhe de novo o link para o nosso trabalho com as novidades conhecidas e os principais rumores do mercado. E pode ainda recordar em vídeo as apresentações mais marcantes de Steve Jobs.

Foi o tema do dia de ontem: a greve dos enfermeiros. E pode repetir-se: o presidente do Sindicato diz em entrevista ao ique se forem marcadas faltas injustificadas será marcada nova paralisação. O DN acrescenta que desde 2010 terão pedido para emigrar 14 mil enfermeiros, mas os números até caíram em 2016.
 
A situação está de tal forma grave que António Costa cancelou uma ação de campanha para reunir com o ministro e preparar a proposta a apresentar hoje aos sindicatos de forma a que estes não avancem com novos protestos. Na volta por alguns hospitais de Lisboa, a Marlene Carriço confirmou que o impacto da paralisação foi bem sentido. E os enfermeiros ganharam um aliado de peso na geringonça: o Bloco acusa o Governo de tardar nas respostas(Bloco que também pede esclarecimentos sobre Tancos)


Do dia fica também a notícia triste da morte do bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, o "homem da tolerância".

Volto às autárquicas para lançar o bloco de desporto. Isto porque a Comissão Nacional de Eleições desconhecia que o Sporting-FC Porto (e o Marítimo-Benfica) se vai jogar no dia das eleições, ou seja, a 1 de outubro. 
 
Nota ainda para Ronaldo, que mudou a equipa de advogados que o defendia no caso da acusação de fuga ao fisco espanhol. Segundo o jornal El MundoCR7 deixou a Baker & McKenzie e optou por  José Antonio Choclán — o mesmo advogado que defende José Mourinho.

As polémicas do campeonato português têm girado este ano em redor da estreia do vídeo-árbitro. A Federação decidiu por isso revelar as comunicações entre os juizes de campo e os que vêem os jogos na televisão e validam ou invalidam alguns lances: ora oiça lá o que foi dito e que compilámos neste vídeo

Hoje está de volta Liga dos Campeões, com o Benfica a jogar em casa com o CSKA de Moscovo (já depois da renovação de Fejsa) e o Sporting a ir à Grécia defrontar o Olympiacos. O FC Porto recebe amanhã os turcos do Besiktas.

Os nossos especiais

E se as crianças meditassem nas escolas? A meditação está a chegar às salas de aula um pouco por todo o país e com o regresso à escola, a Ana Cristina Marques foi perceber como funcionam os programas de mindfulness e quais são, afinal, as suas vantagens.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre as razões das greves em curso: "Segundo o actual governo, a via certa para aproveitar a boa conjuntura económica é ligar-se ao Estado, e tentar, através da greve e do protesto, arrancar rendas e regalias ao poder político".
  • Laurinda Alves escreve sobre Salvador Sobral: "Como é que ninguém se põe no papel do Salvador para realizar o choque que é sair à rua e ter em cada esquina uma sentença de morte escrita e publicada em letras garrafais?".
  • Paulo Sande escreve sobre Ronaldo: "Não sei se Cristiano Ronaldo cumpriu ou não integralmente as suas obrigações fiscais face à lei espanhola. Mas sei que tem direito – como qualquer cidadão – a um julgamento justo".
Notícias surpreendentes
Paul Auster passou por Lisboa para falar do seu novo romance, 4 3 2 1, no Festival Internacional de Cultura. Mas na conversa com os jornalistas, o escritor de 70 anos não poupou nas palavras contra o presidente americano: "Trump e o seu gangue querem pulverizar a América".

E porque até a China já anunciou que os carros a gasóleo e gasolina vão ser banidos num futuro próximoa Volkswagen revelou que vai avançar com versões elétricas para 300 dos seus modelos até 2030 (informação que convém ser lida na AutoEuropa).

A passadeira vermelha do festival de Veneza é quase tão marcante como os filmes em exibiçãoBasta ver como desfilaram Jennifer Lawrence, Michelle Pfeiffer ou Penélope Cruz. Mas há mais moda a destacar, com o regresso de Irina Shayk em versão sadomasoquista e o desfile de Katty Xioamara em Nova Iorque.

Foi um dos artigos mais vistos do dia de ontem no Observador e percebe-se porquê. Benny Lam passou quatro anos em Hong Kong a fotografar as casas cubículopor um apartamento com menos de 1,5 metros quadrados, a renda pode chegar aos 255 euros, mesmo que a sanita fique ao lado do fogão e a cama sirva também de mesa de jantar.

Sempre surpreendentes, mesmo quando o que lhe mostramos são fotos de miséria como esta, é o que tentamos ser no Observador. Estamos à sua espera para que o possa comprovar

Uma boa terça feira, feliz e produtiva
a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário