terça-feira, 12 de setembro de 2017

Para beijar África: a África das artes e da cultura


A fotografia, a arte, a literatura africana contemporânea são as grandes fontes de inspiração e de debate de O Beijo da Madame Ki-Zerbo, o mais recente livro do escritor e crítico de arte Adriano Mixinge, que chega às livrarias a 20 de Setembro.

Esta é uma antologia de 36 textos de Adriano Mixinge, publicados, entre 1997 e 2009, nas colunas «Cartas de Espanha» e «Postal de Paris», no Jornal de Angola. Trata-se de um livro cosmopolita: nele se comparam pinturas como Dans la Guerre, de Viteix, e Guernica, de Picasso; nele se fala da singularidade da obra artística de Annette Messager; da vitalidade cultural de Paris e de Madrid; da transcendência do encontrocom Jacqueline Ki-Zerbo em Granada; desse momento em que também conhece a sua mulher Rosa Cubillo; das saudades de Luanda e o sonho de uma n’denguelândia em Angola.

O Beijo da Madame Ki-Zerbo testemunha um período fértil em experiências culturais e em encontros que marcaram a vida do autor, e que ajudam a compreender tanto a trajectória profissional como as escolhas estéticas e criativas até à publicação do romance O Ocaso dos Pirilampos, também pela Guerra e Paz, em 2014, distinguido com o Prémio Literário Sagrada Esperança. Adriano Mixinge actualmente é conselheiro cultural na Embaixada de Angola em Espanha.

As ilustrações da capa e do interior são de Rosa Cubillo.

O BEIJO DA MADAME KI-ZERBO
Adriano Mixinge
15x23
152 páginas
14,50 €
Ficção / Romance
Nas livrarias a 20 de Setembro
Guerra e Paz Editores


R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário