terça-feira, 12 de setembro de 2017

Futebol vs autárquicas. Governo fala com enfermeiros. O novo iPhone

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Viva! Estas são as notícias desta noite: 
A ONU vai aplicar novas sanções contra a Coreia do Norte, embora não tão duras como propunham os Estados Unidos. As sanções incluirão um limite à importação de petróleo e de gás, assim como o congelamento das exportações de têxteis. A China e a Rússia também votaram a favor. Ainda não houve reacção de Pyongyang.
Theresa May ganhou uma batalha pelo Brexit. O Parlamento britânico aprovou a lei para pôr fim à supremacia do direito europeu no Reino Unido. Mas a discussão foi longa e a votação renhida: a oposição teme que os ministros estejam a preparar-se para mudar leis, durante este processo, sem consultar o Parlamento. 
Os noruegueses reelegeram a primeira-ministra conservadora e a sua ampla coligação de direita. No discurso de vitória houve palavras de prudência: "Temos alguns desafios pela frente. As receitas do petróleo vão ser menores. Todos temos de ter responsabilidade."
Quatro estados norte-americanos processaram a Casa Branca.Califórnia, Minnesota, Maryland e Maine decidiram agir judicialmente contra o fim do programa que protege cerca de 800 mil jovens da deportação.
Na Florida, o Irma vai perdendo força. Ao passar a uma 'simples' depressão tropical, ainda fez três mortes nas últimas horas, deixando atrás um rasto de inundações e de falhas de energia que afectam mais de seis milhões de pessoas. OThe New York Times tem a síntese mais actualizada

No Público hoje

A nossa manchete vira-se para as autárquicas, fazendo contas: Apenas dez câmaras concentram 40% dos pagamentos em atraso, explica a Rita Marques Costa, a nossa jornalista de dados, mostrando como duas dessas autarquias demoram mais de três anos a pagar contas. Aqui detalham-se os dez piores casos e os dez melhores também, detalhando como tudo se reflecte nas taxas que pagamos (e no tipo de despesas que cada autarca faz). O Camilo Soldado, por seu lado, pôs-se a caminho até ao município exemplo, para nos contar o que é ele tem. Quando votar no dia 1 de Outubro, vale a pena pensar nisto tudo.
Mas as autárquicas já estão envolvidas numa polémica. Uma polémica com o futebol. Imagine que a Liga de Clubes marcou para o dia 1 um clássico (Sporting-Porto), que vai começar ainda sem as urnas estarem fechadas. Logo depois, enquanto se mostram resultados, joga o Benfica também. Entre os partidos, só um ousa criticar os senhores do futebol. Aqui no Editorial, eu mostro o cartão vermelho: o futebol entra a pés juntos sobre a democracia.
O Governo estendeu a mão para negociar. Com o protesto dos enfermeiros ao rubro ontem, o primeiro-ministro chamou ontem o ministro da Saúde para acertar uma nova proposta que hoje será entregue ao sindicato que não fez greve. Segurando um, trava o movimento. Conseguirá?
Pelo meio, um reitor desmentiu o ministro do Superior. A universidade sediada na Covilhã diz ter um défice de financiamento público de 1,2 milhões de euros e não submeteu o orçamento para o próximo ano em protesto.
Enquanto isso, a oposição atira a Azeredo Lopes. Mas Passos desviou-se de Tancos e tentou atingir a coligação num ponto frágil.
Na economia, as novidades vêm da bancaos grandes depósitos estarão mais protegidos aquando da queda de um banco; o BCP acusa o Banco de Portugal de“flagrante” violação da lei e das regras (diz o ECO); e o Negócios diz que se perderamdois mil balcões em seis anos. Isto para além da OPA da Mutualista ao Montepio, que ontem se encerrou com o esperado sucesso.
Nota ainda para um regressoManuel Monteiro estará na campanha do CDSem Lisboa. E para um adeus a D. António Francisco dos Santos, "o bispo sorridente".

Paragem obrigatória

Vamos às leituras mais longas do dia:
1. O novo iPhone é especial? Chega hoje e com a expectativa de sempre - mesmo indo já para a oitava versão. Numa altura em que o mercado abranda, as marcas aumentam ecrãs, melhoram câmaras e usam inteligência artificial para convencer os consumidores de que vale a pena trocar de telemóvel. Do que sabemos (ou julgamos que sabemos), os três novos iPhone serão assim. Será suficiente? E vale o preço? O melhor é ler o João Pedro Pereira.
2. Não foi o “tsunami de Barcelona”, como a Diada que em 2012 juntou 1,6 a 2 milhões de pessoas sob o lema “Catalunha, o novo Estado da Europa”. Mas a multidão que saiu à rua na capital catalã chegou para a demonstração de força que os independentistas pediam à população, a 20 dias do polémico referendo que o Tribunal Constitucional já suspendeu. Força, mas não um tsunami, também porque uma sondagem e uma agência de rating deitaram água fria sobre a manifestação. A Sofia Lorena faz o ponto de situação. E o Jorge Almeida Fernandes um roteiro para o que se segue.
3. Se os sindicatos vão para a rua contra Macron, ele pode agradecer-lhes. Hoje estão previstas cerca de 180 manifestações por toda a França, contestando a nova lei laboral do Presidente francês. Mas, desta vez, só um dos sindicatos contesta - o outro negoceia. A Clara Barata explica aqui os pontos quentes da reforma, assim como os trunfos de Macron, neste seu primeiro grande embate político. Para uma leitura à esquerda, Manuel Carvalho da Silva faz a análise crítica.
4. Visita guiada às grutas da nascente do Almonda com o advogado dos neandertais. Sim, agora uma coisa completamente diferente: são 500 mil anos de história em 70 metros de escarpa; várias grutas mostram com pontas de sílex, ossos queimados e ferramentas em pedra que quem viveu na planície do Tejo sabia onde se refugiar. O arqueólogo João Zilhão escava-as há 30 anos e foi lá que encontrou o fóssil humano mais antigo descoberto em Portugal. Agora, tem ali trabalho para mais 200 anos, conta a Lucinda Canelas.

O dia à nossa frente

António Costa vai à concertação social, lançar a discussão sobre as novas obras públicas, isto enquanto o ministro da Saúde procura uma saída para a contestação dos enfermeiros. Já o ministro da Defesa vai aos EUA, reunir com o secretário de Defesa norte-americano, James Mattis, sobre o reforço da NATO. Fique atento, também, ao relatório da OCDE sobre Educação - que sairá já daqui a pouco. 
Lá por fora, é lançado um livro de Hillary Clinton com um título/pergunta que também nos inquieta: "What happened". Que dificilmente pode rivalizar com o novo iPhone. Mas também há futebol, onde Sporting e Porto se estreiam na Liga dos Campeões (boa sorte aos dois).

Agora deixo-vos, atravessando esta porta mágica que descobri no P3. Uma porta que nos abre a imaginação, que nos dá aquele sorriso para começar o dia. Que seja bom, que seja feliz.
Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário