domingo, 3 de setembro de 2017

O que é Aromaterapia?

wemystic-huile-essentielle
A aromaterapia é uma ciência que desvenda os impactos que o perfume das plantas causam no ser humano. Através da erva in natura ou de seu líquido extraído da raiz, tronco, galho, folha, flor ou fruto, chamado de óleo essencial, é possível viver efeitos físicos e psíquicos. Isto porque ao ser inalado ou enviado para a corrente sanguínea, via contacto do óleo com a pele, atinge o sistema nervoso central (SNC). O SNC tem ligação directa com os nossos músculos e glândulas.
A aromaterapia utiliza aromas para tratar doenças e problemas mentais, espirituais e psicológicos. Consiste em aplicar óleos essenciais de plantas em prol da saúde de um indivíduo. Através da extracção desses óleos essenciais, a aromaterapia tem poderes benéficos para pessoas, crianças e animais em diversos aspectos da vida. Pode também ser facilmente utilizada, desde que com o conhecimento adequado. Os aromas podem ser isolados ou combinados para atingir objectivos específicos e de acordo com a personalidade das pessoas. 
Historia da Aromaterapia 
Em 1928, o químico francês René-Maurice Gattefossé escreveu o livro “Aromathérapie: Les Huiles essentielles hormones végétables”. A obra era resultado de um estudo sobre as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais que começou num laboratório.  A família de Gattefossé era proprietária de uma indústria de perfumes. Enquanto trabalhava, Gattefossé queimou a sua mão acidentalmente e a mergulhou numa vasilha contendo óleo essencial de lavanda. Para sua surpresa, a queimadura foi curada rapidamente, não causou infecção, nem deu bolhas e cicatrizou.
Desde então, os óleos essenciais passaram a contribuir com a medicina. Eles foram utilizados em soldados feridos na Segunda Guerra Mundial e hoje auxiliam na beleza e rejuvenescimento da pele.

Benefícios da Aromaterapia

O principal objectivo da aromaterapia é equilibrar o corpo e a mente. Para potenciar o seu efeito, ela é dividida em três áreas:
  • Dermatologia e estética: voltada para tratamentos de pele e corpo. Exemplo: acne, clareamento de manchas, limpeza de pele, celulite, estrias, desintoxicação, gordura localizada e flacidez.
  • Aromacologia: utiliza óleo essencial e sintéticos para alcançar efeitos psíquicos e comportamentais. Exemplo: pode despertar o bom humor, elevar a criatividade, trazer segurança e eliminar o stress.
  • Terapia complementar: óleos essenciais auxiliam a medicina tradicional no tratamento de inúmeras enfermidades. Entre elas: doenças respiratórias, insónia e má digestão.

Aplicação da Aromaterapia

O óleo essencial pode ser obtido de diferentes partes da planta. Cada uma destas partes possuem as seguintes propriedades terapêuticas: relaxante, estimulante ou equilibrante. A fórmula ideal é decidida pelo terapeuta.  Após estudar o caso do paciente, o especialista pode aplicar o produto via massagem, compressa, creme ou óleo corporal. A pessoa em tratamento também pode receber o óleo essencial através do banho. A essência pode ainda ser inalada por meio de aromatizadores, vela ou pot-pourri (mistura de folhas, cascas e frutos secos).

Óleos Essenciais

São substâncias voláteis e concentradas com princípios activos de composições químicas. Podem ser adquiridos ou extraídos em casa com métodos específicos. Na aromaterapia, são utilizados por terem aromas, cores e densidades específicos, de acordo com as suas características diferenciadas. Eles podem ser, muitas vezes, diluídos em outras substâncias chamadas veículos. Podem também ser aplicados sobre a pele, através de massagens, cremes, loções ou perfumes. Normalmente, funcionam pela inalação.
A aromaterapia tem efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando sua respiração, batimentos cardíacos, pressão, ânimo e concentração. Por isso, muitas vezes um cheiro que sentimos nos remete a infância, deixando-nos nostálgicos, por exemplo. A aromaterapia combate energias negativas, trazendo uma série de coisas benéficas para sua vida. Através dela, trabalha o seu humor, a sua saúde, as suas emoções e até mesmo a sua fertilidade.

Plantas mais usadas na Aromaterapia

As plantas mais utilizadas na aromaterapia são: alecrim, alfazema, arnica, arruda, artemísia, boldo, calêndula, camomila, capim-limão, erva-cidreira, erva-doce, funcho e hortelã. Isso porque os óleos essenciais extraídos destas plantas possuem uma ampla variedade de propriedades, especialmente curativas. Eles podem ser utilizados na aromaterapia de forma eficaz para manter a sua saúde, regenerando as suas células, aliviando dores, estimulando o equilíbrio de outras funções do seu organismo e ajudando no combate a bactérias, fungos e outras infecções indesejadas.
Além disso, essas plantas auxiliam na digestão e no stress, proporcionando um aumento de energia e concentração mental.
Fonte: Wemystic

Nenhum comentário:

Postar um comentário