Começou neste fim de tarde e segue até domingo, a XX Mostra Gastronómica da Região da Gândara, o último evento deste verão na praia das trinta e uma bandeiras azuis...
A inauguração do certame, por ser feita ao final da tarde de um dia de semana, ainda não traduzia - nem de perto, nem de longe - o número avassalador de visitantes que é esperado até ao seu final. Serão milhares, uns bons milhares de pessoas que farão daBarrinha da Praia de Mira o seu local de eleição durante estes dias... e, todas elas bem sabem o porquê!
Jornal Mira Online entrevistou o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, pouco antes de, em conjunto com o Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira, Francisco Reigota, ter dado como iniciada a Mostra Gastronómica.
O edil mirense afirmou à reportagem que tudo o que se passará durante estes quatro dias é movido por "dois objetivos centrais: dinamizar não somente o turismo, como também a economia local". Indo um pouco mais para além desta vigésima edição, garantiu que - em jeito de balanço - "esta mostra deve ser sempre analisada em conjunto e, por que não, ser alterada em alguns aspectos que venham para bem? Entretanto, não podemos jamais descurar que o atual modelo é motivo de verdadeiras "enchentes" neste belo espaço. Podemos pensar em algumas pequenas alterações sem, no entanto, nunca descurarmos daquilo que de muito bom tem acontecido!"
No seu discurso, Francisco Reigota acabou por ir pelo mesmo diapasão, afirmando sentir-se "orgulhoso por ter mais uma vez este evento na Praia de Mira"... sem deixar, entretanto, de salientar que a Mostra "pode melhorar, embora já esteja muito bom, com o está neste momento!".
Por fim, Raul Almeida agradeceu publicamente "todo o staff que muito contribui para o êxito final desta Mostra Gastronómica" .
Visitas a todos os stands, lembranças entregues... e, voila! 
A partir daquele instante, estava aberta - oficialmente - aquela que pretende ser mais uma demonstração de bem-receber, de agradar paladares - até aos mais exigentes - e de fechar com chave de ouro, outro verão em grande da Praia de Mira.
Restam poucos dias para o Outono chegar e com ele trazer a chuva e as folhas no chão. Cada época do ano tem a sua magia, sem dúvidas. Por agora, o verão se despede de todos, por estes lados, com algum vento... mas, também, com os odores dos pratos gandareses que fazem crescer água na boca...
Francisco Ferra
Mira Online