MONTEMOR-O-VELHO: Festival de Folclore assinala 30 anos de filiação na Federação do Folclore Português e uma mostra de tradições etnográficas e da cultura popular.
Ainda com “o calor e grande entusiasmo” pela conquista do “Prémio Leron”, no Festival Folclórico Internacional realizado em Agosto último, na Croácia, o Rancho Folclórico Regional do Seixo (Montemor-o-Velho) vai comemorar o seu 30.º aniversário de filiado da Federação do Folclore Português (FFP) com a realização do seu 25.º Festival de Folclore, nos dias 16 e 17 de Setembro.
Depois de uma brincadeira carnavalesca em 1970 e anos seguintes, surgiu a ideia de formar um Rancho Folclórico, na freguesia do Seixo (Montemor-o-Velho), já em “terras gandaresas”. Porém, a noção do verdadeiro “folklore” surge só em 1979, quando se iniciam as primeiras pesquisas e recolhas de tradições, trajes, danças e cantares. Em 1986, este Grupo apresenta a sua candidatura de “filiado da FFP”, cujo desiderato, após as inerentes formalidades, alcança a sua filiação no ano seguinte, fruto de um trabalho exímio e de inegável significado para a cultura da freguesia, concelho e região. A partir daqui, o Rancho Folclórico Regional do Seixo tem procurado mostrar muito dignamente a etnografia da sua região, em festivais de folclore nacionais e internacionais.
Anualmente, este Grupo faz reviver algumas tradições: Adiafas (fim das mondas e das colheitas), Desenterrar da sesta (25 de Março), Serração da Velha (meio da Quaresma), Cantar às Almas (Quaresma), Romaria do S. Tomé (25 de Julho), etc. O seu símbolo é uma Dobadoira, semelhante à de dobar o linho mas, que outrora, devidamente decorada pelas raparigas, servia para acompanhar os ranchos de trabalhadores quando vinham das festas das “adiafas” acompanhadas pelo capataz. Os trajes e os adereços que recolheu e apresenta, tal como as danças - “modinhas de roda” - e os cantares, são característicos da região que representa: Baixo Mondego e Gândaras.
A festa comemorativa do seu aniversário começa dia 16, pelas 20h00, no Centro Cultural, com um jantar convívio (com inscrições até dia 13 de Setembro, e custo de cinco euros), seguindo-se a visualização do filme “Relembrar o Antigamente”.
No dia 17, a partir das 16h00, terá lugar o XXV festival de folclore com a participação das seguintes colectividades etnográficas: Rancho Folclórico “As Paliteiras” de Chelo; Rancho Folclórico da Associação Social Recreativa e Cultural de Pouca Pena e Regional do Seixo.
A festa folclórica tem a colaboração da Junta de Freguesia do Seixo, Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e Ferderação do Folclore Português.
Texto e imagens: Aldo Aveiro
Mira Online