terça-feira, 17 de outubro de 2017

José Avillez e Carla Andrino unem-se à APCOI no combate à obesidade infantil

O chef José Avillez e a atriz Carla Andrino são os novos embaixadores do projeto “Heróis da Fruta” a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal
O arranque oficial da sétima edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» desenvolvido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil – foi assinalado esta semana, com a apresentação pública dos seus mais recentes embaixadores: o chef José Avillez e a atriz Carla Andrino.
José Avillez mostrou-se entusiasmado e honrado com a escolha, pois irá ter a oportunidade de incentivar as crianças a consumir todos os dias a dose recomendada de fruta e legumes. “Há sempre novas maneiras de combinar estes alimentos saudáveis, e tão deliciosas”, disse. O chef de cozinha, de 38 anos, e o primeiro português com duas estrelas Michelin em Lisboa, aceitou de imediato o convite da APCOI para escrever o prefácio desta edição dirigido às crianças, professores e encarregados de educação de todas as escolas inscritas.
Carla Andrino, que já colaborou anteriormente em várias iniciativas da APCOI, foi a escolha da organização do projeto “Heróis da Fruta” para emprestar a sua inconfundível voz ao audio-conto pedagógico “O misterioso aumento dos Super Poderes” criado por especialistas da APCOI em alimentação infantil e contou com os arranjos musicais do maestro Mário Rui Teixeira, marido de Carla Andrino. A atriz, de 51 anos, que recentemente venceu a luta contra um cancro de mama, quis deixar um importante recado: “Nunca é demais falar de saúde. Nunca é demais incutir nas crianças o gosto pelos alimentos saudáveis. Contem sempre comigo para ajudar as crianças em tudo aquilo que as torne pessoas mais felizes no futuro”.
Este inédito audio-conto, juntamente com os restantes materiais pedagógicos desenvolvidos pela APCOI será disponibilizado gratuitamente a todas as escolas inscritas na 7ª edição do projeto que além do incentivo ao consumo diário de fruta tem como missão despertar as crianças para o tema deste ano, ou seja, para a importância de comer legumes, todos os dias, ao almoço e ao jantar.
Nos próximos dias, este conto será publicado também em papel no formato de livro infantil que contará com ilustrações de Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, que aproveitou a ocasião para revelar que “numa campanha solidária em parceria com as lojas de brinquedos Imaginarium, este livro estará à venda em exclusivo nas lojas da marca em todo o país por um valor simbólico que irá reverter a 100% para a distribuição gratuita de lanches aos alunos mais carenciados das escolas participantes no projeto Heróis da Fruta no ano letivo 2017/2018”.
«Um dos objetivos da Imaginarium sempre foi trabalhar para fazer as crianças felizes e proporcionar-lhes uma infância plena, pelo que só poderíamos juntar-nos à APCOI nesta parceria que vai contribuir para melhorar a saúde e a alimentação de milhares de crianças em Portugal» declarou Felix Alejandro Tena, Diretor-Geral da Imaginarium, marca espanhola dedicada aos brinquedos e à diversão das crianças, com produtos multisensoriais que despertam a imaginação dos mais pequenos.
A 7ª edição do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» é realizada com o apoio solidário da Associação Mutualista Montepio através do Clube Pelicas, Aquafresh, Frubis, Luís Vicente, Lusíadas Saúde, Staples e Vitacress que conjuntamente vão oferecer prémios a todas as escolas participantes que concluam as cinco tarefas obrigatórias do projeto.
Para se habilitarem a estes prémios as turmas inscritas terão de realizar, entre outras atividades, um videoclipe musical para ensinar aos adultos o que aprenderam ao longo do projeto “Heróis da Fruta”. As músicas mais criativas serão escolhidas por um Júri que é composto por outros nomes de referência no panorama artístico português: João Gil, Ana Bacalhau dos Deolinda, Amor Electro, Maria João, Mário Laginha, Rita Redshoes, OqueStrada, HMB, Frankie Chavez, Filipe Pinto e também o cantor infantil Carlos Vidal, o eterno Avô Cantigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário