quinta-feira, 30 de novembro de 2017

360º- O adeus a Belmiro de Azevedo; a Grande Investigação sobre o que passa nas cantinas escolares; e o dia de C, de Centeno?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Os nossos Especiais e uma Grande Investigação 
Bom dia. Peço desculpa desde já, mas antes da notícias da noite e manhã tenho de iniciar esta Newsletter com os dois grandes temas que marcaram o dia de ontem 

Começo pela morte de Belmiro de Azevedo, o sr. Sonae. O empresário que mais empregos dava em Portugal é recordado por José Manuel Fernandes que com ele trabalhou mais de 20 anos e tem duas ou três coisas a dizer sobre o homem que, além de um império, criou o jornal Público. Mas há uma série de outros artigos para ler e ver.


Passo agora para a grande investigação do Observador sobre o que se passa nas cantinas escolares. Há falta de pessoal, falta de formação, falta de fiscalização e falta de multas. Mas, além disso, será mesmo possível ter boas refeições nas escolas por menos de 1,5 euros? A Marlene Carriço e a Tânia Pereirinha foram à procura das respostas que estão também aqui:

Enquanto dormia... e outra informação importante


Os Estados Unidos ameaçam guerra à Coreia do Norte. A embaixadora americana na ONU exigiu mais sanções pesadíssimas contra o regime norte-coreano e admitiu "a destruição total" do país.

Trump preferiu a via dos insultos via Twitter e chamou  "cachorrinho doentio" a Kim Jon-un. Pelo meio, entrou numa outra guerra de palavras com Theresa May, que o criticou por ter partilhado vídeos anti-islâmicos de um grupo de extrema direita britânico. Com erros pelo meio.

Na Autoeuropa os trabalhadores voltaram a chumbar o acordo sobre os novos horários. A produção do modelo T-Roc pode voltar a ficar em causa se entretanto o processo não ficar resolvido.

Rui Rio esteve em Lisboa apresentar as cinco linhas orientadoras da sua candidatura à liderança do PSD. Disse que o país precisa "de um novo 25 de Abril" porque "o regime está doente" e que o PSD é do centro, nem muito liberal, nem estatizante.

Já não é uma ameaça, é uma garantia: Xavier Viegas vai mesmo revelar na íntegra o capítulo oculto sobre os fogos de Pedrógão. Defende que o parecer da Comissão de Proteção de Dados vincula o Governo e não a investigação. O Governo continua a dizer que não houve censura.

O ministro da Agricultura, em entrevista ao Público e à RR, acha que "faria sentido" deslocalizar o seu ministério de Lisboa. Já no DN está a notícia de que os partidos querem que os fogos passem a ter investigação prioritária.

Na primeira reunião do novo executivo da Câmara de Lisboa, o Bloco quis marcar pontos com um proposta sobre drogas: instalar salas de consumo assistido na zona ocidental e na Alta de Lisboa.

A registar também uma crítica forte da economista Teodora Cardoso à forma como a gestão da dívida pública continua centralizada no Ministério das Finanças "desde os tempos de Salazar" no dia em que se soube que o desemprego caiu para 8,5%, o valor mais baixo desde abril de 2008, e o ministro da Saúde assumiu que comunicou mal (não diga!) a mudança do Infarmed para o Porto.


No Tribunal de Haia assistiu-se a uma cena chocanteUm antigo comandante bósnio croata condenado por crimes de guerra e limpeza étnica decidiu beber veneno em pleno julgamento, quando o juiz lhe recusou o recurso da pena de 20 anos de prisão. Morreu pouco depois.
 


A nossa opinião

  • Paulo Tunhas escreve sobre "o Homem-Elástico" António Costa: "Os maiores admiradores do Homem-Elástico julgam-no perfeitamente elástico, capaz de recuperar a forma primitiva quando cessa a acção que o deformava. É o que defende a popular doutrina da “habilidade".
  • José Milhazes escreve sobre as acusações da igreja ortodoxa russa: "A Igreja Ortodoxa Russa, pela voz de alguns altos dignitários, vem levantar novamente a questão do “assassinato ritual” (uma referência aos judeus) de Nicolau II, último czar russo, da esposa e filhos".
  • Inês Domingos escreve sobre a economia moderna: "A confusão no Governo e desta maioria sobre o que são reformas estruturais é mais do que uma questão semântica, é a ignorância e o desprezo pela racionalidade económica".
Notícias surpreendentes
Carminho vai estar esta noite no Pavilhão Atlântico para cantar Jobim. Mas antes o Pedro Esteves andou na estrada com a fadista. E pode ver o que ela faz fora e dentro de palco neste programa especial.

Ainda na música, uma boa notícia para os fãs do cantor-escritor Nobel da Literatura. Bob Dylan vai voltar a Portugal (pela sétima vez): o concerto é em março e os bilhetes estão à venda a partir de amanhã.

Fica uma outra nota para os fãs das JosefinasDepois de Nova Iorque, a marca dos sapatos portugueses que estão na moda vai ter a primeira loja em Portugal.


E os casos de assédio fizeram 'cair' mais um históricoMatt Lauer, apresentador na NBC do “The Today Show”, foi despedido depois de acusações de pelo menos duas mulheres.

Para terminar, uma notícia histórica: o túmulo de Jesus é quase sete séculos mais antigo do que se pensavaA sepultura é de 345 d.C. e coincide com os tempos de Constantino, o primeiro imperador cristão de Roma. Pode ver as fotos aqui e aqui.

Entre o adeus a um dos grandes, grandes investigações, muitas notícias e outras tantas sugestões, tem muito para ler no ObservadorFaremos-lhes companhia neste fim de semana prolongado de muito futebol (há sorteio do Mundial, FC Porto-Benfica e Sporting-Belenenses)

Para já, boa quinta-feira

b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário