segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Porto afastado da corrida a nova sede da Agência Europeia do Medicamento

Resultado de imagem para Porto afastado da corrida a nova sede da Agência Europeia do Medicamento
A cidade do Porto foi esta segunda-feira eliminada na votação no Conselho da União Europeia para escolher a futura sede da Agência Europeia do Medicamento. Amesterdão, Copenhaga e Milão passaram à segunda votação mas a capital dinamarquesa acabou por cair na segunda votação. Amesterdão e Milão passaram à derradeira fase. Na última votação, as duas cidades ficaram empatadas, tendo Amesterdão sido a escolhida por sorteio.

Na primeira votação, as candidaturas mais votadas foram as de Amesterdão (Holanda), Copenhaga (Dinamarca) e Milão (Itália). Milão foi a cidade que obteve maior pontuação.

Ao todo participaram na corrida a nova sede 19 cidades, incluindo o Porto. Na primeira volta, cada Estado-membro votou em três candidaturas por ordem de preferência, atribuindo três, dois e um ponto entre as candidaturas.

Na primeira volta da votação para a sede da EMA, o Porto recolheu 10 votos, tendo sido a sétima cidade mais votada, a par de Atenas.
Resultados da primeira votação
Milão – 25 pontos
Amesterdão – 20 pontos
Copenhaga – 20 pontos
Bratislava - 15 pontos
Barcelona – 13 pontos
Estocolmo – 12 pontos
Porto – 10 pontos
Atenas – 10 pontos
Bucareste – 7 pontos
Varsóvia – 7 pontos
Bruxelas – 5 pontos
Helsínquia – 5 pontos
Viena – 4 pontos
Bona – 3 pontos
Como nenhuma das candidaturas obteve o apoio máximo de pelo menos 14 votantes, realizou-se uma nova votação em que participam apenas as três cidades mais votadas. O resultado da primeira votação ditou a passagem à segunda fase de Copenhaga, Milão e Amesterdão.
Além do Porto, ficaram pelo caminho as cidades de Atenas (Grécia), Barcelona (Espanha), Bona (Alemanha) Bratislava (Eslováquia), Bruxelas (Bélgica), Bucareste (Roménia), Dublin (Irlanda), Helsínquia (Finlândia), Lille (França), Sófia (Bulgária), Estocolmo (Suécia), Varsóvia (Polónia), Viena (Áustria), Zagreb (Croácia) e ainda Malta, que não especificou a cidade.
Na segunda votação, Amesterdão e Milão foram as duas cidades mais votadas. Copenhaga ficou assim de fora da corrida à sede da Agência Europeia do Medicamento. Milão voltou a ser a mais votada com 12 pontos. Amesterdão obteve nove pontos e Copenhaga cinco.
Na última votação, as cidades de Amesterdão e Milão ficaram empatadas, tendo Amesterdão sido a escolhida por sorteio.
O que faz a EMA?
A EMA está atualmente localizada em Londres. A escolha de uma nova sede decorre depois de o Reino Unido ter anunciado a saída da União Europeia, que deverá ser efetiva até março de 2019.
A Agência Europeia do Medicamento tem como principais responsabilidades autorizar e controlar medicamentos na União Europeia. As empresas solicitam uma autorização única de introdução no mercado, que é emitida pela Comissão Europeia. Se obtiverem essa autorização, as empresas podem comercializar o medicamento em questão em todos os países da UE e do EEE.
Dado o âmbito alargado do procedimento centralizado, a maioria dos medicamentos verdadeiramente inovadores comercializados na Europa são autorizados pela EMA.
No âmbito das suas responsabilidades, a agência facilita o desenvolvimento de medicamentos e o acesso aos mesmos avalia os pedidos de autorização de introdução no mercado controla a segurança dos medicamentos ao longo de todo o seu ciclo de vida disponibiliza informações aos profissionais de saúde e aos doentes.

Fonte: RTP Notícias
Foto: | Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário