terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Eu, Psicóloga | Uma geração que confunde desejos com direitos – Por Mario Sergio Cortella



Mario Sergio Cortella, nascido em Londrina/PR em 05/03/1954, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP, na qual atuou por 35 anos. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira.

Mario Sergio Cortella fala que os pais estão ficando submissos aos seus filhos, dominados por eles, quando na verdade são os filhos que devem subordinação aos pais. Crianças mal educadas se tornarão adultos que não estão prontos para viver em comunidade. 

“Esta é a primeira geração que confunde desejos com direitos, uma geração que infelizmente acabou sendo formada para achar que tudo é normal”. Para ele, essa forma de pensar faz com que o jovem não dê o valor devido ao esforço e trabalho tido para “conseguir as coisas”.

O que fazer?

Abaixo damos algumas dicas para lidar com crianças que estão fazendo birra ou manha constantemente. Confira:

  • Tenha controle da situação. Lembre-se: quem sabe o que é melhor para as crianças são os adultos e não elas.
  • Seja firme. Não volte atrás em uma decisão. A criança precisa confiar e sentir-se segura com a decisão do adulto.
  • Não sofra. Saiba que dar limites é positivo para a criança. Uma criança mimada é manipuladora e sabe o “ponto fraco” dos pais. Não caia no jogo.
  • Fuja do consumismo. Não tente compensar o tempo que você passa fora com presentes. O que vale é a qualidade do tempo também, portanto, presentes, só em datas especiais.
  • Dê tarefas para que as crianças cumpram de acordo com a idade e maturidade delas. Estimule a independência.
  • Faça combinados e mantenha as regras. Antes de sair de casa para um passeio, lembre os acordos da família: nada de birra, manha ou pedir para comprar alguma coisa. Não dá para fazer tudo o que as crianças querem, isso prejudica um crescimento saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário