quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede Crianças participaram em ateliê “Vamos criar com… rolhas de cortiça”


Com a designação de “Vamos criar com… rolhas de cortiça” foi o tema do ateliê que decorreu em 19 de dezembro neste equipamento cultural do Município de Cantanhede, com a participação de 25 crianças do ATL do Centro Social e Polivalente de Ourentã, da Sociedade Columbófila de Cantanhede e do Studo - Gabinete de Apoio ao Estudo, em Cantanhede.
A dinamização e monitorização das atividades esteve a cargo de Samuel Machado, que a convite da Biblioteca Municipal, divulgou e explicou um pouco do seu trabalho enquanto artesão de trabalhos em cortiça, aproveitando a ocasião para orientar também um ateliê de expressão plástica.
Os participantes assistiram à elaboração de várias peças de artesanato em cortiça e cada criança pode realizaram um pequeno presépio, feito tendo por base cortiça obtida a partir de rolhas recicladas e outros materiais como madeira e cartão.

Sobre Samuel Machado
Samuel de Oliveira Machado é licenciado em Animação Socioeducativa e possui uma pós-graduação em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo. Conta com um percurso profissional de mais de dez anos ligado ao trabalho com a infância e juventude, onde se destacam trabalhos como monitor de centro de acolhimento para crianças e jovens, animador sociocultural e o desenvolvimento de vários projetos de intervenção social nas áreas da economia solidária, hortas pedagógicas e artes plásticas.
Reciclar com cortiça é um projeto de artesanato que Samuel Machado iniciou em 2014 e que convida a olhar para a reciclagem de rolhas de cortiça de uma forma criativa e inovadora. A cortiça, que assume um papel de destaque em todo o projeto, provém de rolhas já utilizadas que são totalmente trabalhadas de forma manual. A esta, juntam-se o como cartão, a madeira, a esferovite e outros tantos materiais recicláveis que dão origem a elementos decorativos que podem ser utilizados nas mais diversas instalações.

Desde o início do projeto que as obras criadas por Samuel Machado têm percorrido o país e sido apresentadas em várias exposições e feiras de artesanato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário