quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

No âmbito do projeto Tardes Comunitárias Biblioteca Municipal de Cantanhede acolhe “Recital de Poesia de Natal”

Mais de setenta pessoas participaram na iniciativa “Recital de Poesia de Natal”, organizada pela Biblioteca Municipal de Cantanhede e que serviu para assinalar a quadra natalícia. Inserida no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, a iniciativa decorreu a 20 de dezembro nas instalações da Biblioteca Municipal e integrou um grupo de leitores pertencentes ao Clube de Leitura, e ainda, elementos do projeto concelhio “Tardes Comunitárias: Dar Mais Vida aos Anos”.
A atividade decorreu com a leitura de dezasseis poemas e textos alusivos ao Natal, de poetas e escritores portugueses, tal como Ana Hatherly, António Nobre, David Mourão-Ferreira, Fernando Pessoa, Guerra Junqueiro, José Carlos Ary dos Santos, José Gomes Ferreira, José Régio, José Tolentino Mendonça, Manuel Bandeira, Manuel Sérgio, Miguel Torga, entre outros. O objetivo é criar uma comunidade de leitores interessados em partilhar o prazer de ler e discutir as experiências resultantes de leituras pessoais, promovendo, em torno do livro e da leitura, um espaço informal de fruição de textos literários.
O evento contou ainda com uma pequena representação da peça de teatro “As visitas de Natal do sapateiro Pedro”, pelos elementos do Clube de Leitura da Biblioteca e Francisco Pais Montês. A sessão não terminou sem antes contar com a participação musical de Christiane Marques, licenciada em Gerontologia Social.
Esta foi a última atividade do projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos” no ano de 2017, com o ano 2018 iniciar-se logo a 10 de janeiro com “Conversas de Viajantes: Rui Munhoz”, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Esta ação serviu para promover uma vez mais o livro e a leitura, dando corpo a mais uma ação de celebração da poesia de alguns de importantes autores de língua portuguesa. O objetivo é criar uma comunidade de leitores interessados em partilhar o prazer de ler e discutir as experiências resultantes de leituras pessoais, promovendo, em torno do livro e da leitura, um espaço informal de fruição de textos literários.
Por outro lado, pretende-se também dinamizar a Biblioteca Municipal com atividades regulares geradoras de vivências que facilitem a interpretação e compreensão dos textos literários e, simultaneamente, favoreçam o conhecimento dos autores e da sua obra.

Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.
O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo, mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário